A sofisticação do crime organizado no Paraná aumentou nos últimos anos, mesmo com a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) derrubando todas as semanas quadrilhas de roubos e tráfico, a Operação Mutley, alusão ao personagem de desenho animado, iniciou a segunda fase nesta sexta-feira para colocar fora de circulação traficantes de drogas da conhecida gangue da metralhadora, na cidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Na ação foram apreendidas uma metralhadora, uma pistola, munições, balanças de precisão, drogas, relógios de luxo e ácidos para a venda.
Diversas unidades especializadas da PMPR estavam envolvidas na ação, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), o Batalhão de Choque (BPCHOQUE), além de equipes de Operações com Cães e de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 17º Batalhão.
Simultaneamente, a operação se estende a Santa Catarina, onde a Polícia Militar local está cumprindo mandados de busca e apreensão na cidade de Joinville. Foram emitidos 22 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Curitiba, São José dos Pinhais, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Piraquara e Joinville (SC).
Os líderes da organização criminosa estavam localizados em Santa Catarina e a operação continua mesmo contabilizando os alvos detidos.
Segundo o Setor de Inteligência da PMPR, os criminosos operavam o tráfico em Curitiba e região no formato de delivery, entregando drogas em locais combinados com os usuários. A Operação Mutley tem demonstrado resultados significativos na desarticulação de redes de tráfico e na diminuição da criminalidade associada ao comércio ilegal de entorpecentes.