O paranaense Gui Khury mostrou que é o melhor atleta do Paraná na temporada, conquistou o ouro no “best trick” (melhor manobra) do skate vertical nos X-Games de Chiba, no Japão, na madrugada deste domingo.
Com apenas 15 anos, Gui alcançou sua 11ª medalha na tradicional competição de esportes radicais, superando o recorde de medalhas para adolescentes, antes pertencente à esquiadora Kelly Sildaru.
Ele se destacou ao realizar o inédito Kickflip Body Varial 900, garantindo o título. O pódio foi completado pelos japoneses Moto Shibata e Soya Inomata.
Este é o terceiro título de Khury neste mês, que é primo do deputado estadual Alexandre Curi. Além do ouro em Chiba, ele foi campeão mundial de skate vertical em Roma e também venceu no vertical nos X-Games, no último sábado.
O skatista agora acumula cinco medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze nos X-Games.
Na final do vertical no sábado, Gui liderou desde a primeira volta, marcando 88,66 pontos. Na terceira rodada, o japonês Soya Inomata chegou aos 90,00 pontos, mas o brasileiro respondeu com uma volta de 92,66, assegurando a liderança.
Na última tentativa, Gui melhorou sua performance, alcançando 93,33 pontos e confirmando o título. Inomata ficou com a prata, enquanto o americano Tom Schaar levou o bronze, com 89,00 pontos.
Gui Khury segue fazendo história no skate, incluindo feitos memoráveis no Guinness Book.
Em agosto deste ano, ele se tornou o primeiro skatista a executar o Kickflip Body Varial 900, reforçando sua posição como uma das maiores promessas do esporte.