O skatista curitibano Gui Khury, de apenas 15 anos, consagrou-se campeão mundial de skate vertical neste sábado, em Roma, superando o brasileiro Augusto Akio, conhecido como Japinha, ao fazer uma manobra radical chamada de Kickflip Body Varial 900.
Gui Khury, bisneto do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) Anibal Khury e primo de terceiro grau do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), confirmou o favoritismo ao vencer a disputa deixando para trás o medalhista de bronze no skate park das Olimpíadas de Paris.
Gui avançou em segundo lugar nas fases classificatórias e, nas finais, garantiu o título ao somar 268,49 pontos, superando os 249,96 de Japinha. O norte-americano Collin Graham fechou o pódio com 246,42 pontos.
Mesmo jovem compete na X-Games desde os 10 anos, Gui já se destaca como uma das grandes promessas do skate vertical. Ele acumula nove medalhas na competição, principal evento de esportes radicais e possui três recordes.
Em agosto, o brasileiro foi o primeiro skatista a realizar a manobra Kickflip Body Varial 900, um movimento de 900º de dificuldade extrema, durante um treino no complexo que construiu na casa da avó, em Curitiba. Sua trajetória no esporte começou cedo: aos sete anos, já havia completado um 720º, e aos 11, realizou um inédito 1080º, com três giros completos no ar.
Com um histórico de vitórias em competições e megarrampas, Gui Khury agora torce para que o skate vertical entre no programa olímpico dos Jogos de Los Angeles-2028, ideia que recebe apoio de ícones do esporte como Tony Hawk.