InícioEconomiaHá 85% de chance de uma recessão com base...

Há 85% de chance de uma recessão com base no mercado de ações

spot_img

A chance de uma recessão econômica se materializar aumentou para 85% com base na atual ação do preço do mercado de ações, disse o JPMorgan em nota nesta semana.

O S&P 500 entrou oficialmente no território do mercado de baixa no início da semana e agora caiu mais de 23% no acumulado do ano. De acordo com o JPMorgan, o S&P 500 sofreu uma queda média de 26% durante 11 recessões anteriores.

Isso não significa que todo o dano nas ações está feito, já que consumidores e investidores estão cada vez mais preocupados com os recordes de 40 anos de inflação e taxas de juros em alta. O Federal Reserve elevou as taxas de juros em 75 pontos base na quarta-feira e deve fazer um aumento da taxa de juros da mesma magnitude no próximo mês. A informação é do portal BusinessInsider.

Mas a conversa sombria sobre uma recessão iminente pode se tornar auto-realizável se persistir, disse o JPMorgan, e a confiança na economia geralmente tem uma influência enorme nos hábitos de consumo de consumidores e corporações.

“Se olharmos para buscas na web ou preços de mercado, parece haver uma preocupação maior com a perspectiva de uma recessão mundial, que por si só tem o potencial de se tornar auto-realizável”, disse o JPMorgan.

O banco destacou que as tendências de busca no Google para a palavra “recessão” já ultrapassaram a alta registrada em 2008 e estão se aproximando rapidamente da alta histórica de março de 2020.

Após o forte aumento da taxa de juros do Fed, uma preocupação crescente entre os investidores é a possibilidade de um erro de política do banco central, de acordo com o JPMorgan. Um erro de política é a ideia de que o Fed dos EUA chegou tarde demais para aumentar as taxas de juros para domar a inflação e, em resposta, pode ir longe demais em seus planos de aperto, o que pode quebrar a economia e resultar em cortes futuros nas taxas de juros.

“Não só a inversão piorou na ponta da curva dos EUA com quase 100bp de reversão de política (ou seja, cortes nas taxas do Fed) precificada em mais de dois anos após um pico de 4% na taxa de fundos do Fed em maio de 2023, mas uma inversão na frente começou a aparecer também na curva da zona do euro. Em outras palavras, há primeiros sinais de um erro de política do BCE também”, disse o banco.

Mas o guru do JPMorgan, Marko Kolanovic, ainda espera que o Fed faça um pouso suave e evite uma recessão à medida que a economia continua se recuperando da pandemia do Covid-19.

Essa previsão cairá por terra se o pessimismo entre consumidores e empresas persistir, aumentando a chance de os investidores se convencerem de que uma recessão econômica se torna auto-realizável. E agora, parece mais do que provável depois que a confiança do consumidor dos EUA caiu para um recorde de baixa na semana passada.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui