O minúsculo helicóptero da Nasa pegou uma carona para Marte no Perseverance Rover no verão de 2020 e pousou na cratera Jezero do planeta em fevereiro do ano seguinte. A informação é da publicação The Hill.
Alguns meses depois, o Ingenuity fez história como a primeira aeronave a completar um voo motorizado e controlado em outro planeta em 19 de abril de 2021.
A América está mudando mais rápido do que nunca! Adicione o Change America ao seu feed do Facebook ou Twitter para ficar por dentro das notícias.
Desde então, a Ingenuity fez 21 viagens bem-sucedidas no Planeta Vermelho com o anúncio da NASA de que os voos continuarão até o outono, logo após seu voo mais recente.
O 21º voo bem-sucedido do Ingenuity é a primeira de três viagens necessárias para que o helicóptero chegue à sua próxima estação de parada localizada na área noroeste da região “Séítah” do planeta, segundo a NASA.
Nos próximos meses, a aeronave compacta ajudará a próxima exploração do rover Perseverance do delta do rio da cratera Jezero. Uma vez que Ingenuity se encontre com Perseverance, sua primeira tarefa será descobrir qual dos dois canais do rio seco o rover deve seguir durante sua jornada até o topo do delta, disse a NASA.
Ao longo do caminho, a Ingenuity também continuará testando suas próprias capacidades para “apoiar o design” de futuras aeronaves de Marte, de acordo com um comunicado da NASA.
“Há menos de um ano, nem sabíamos se o voo motorizado e controlado de uma aeronave em Marte era possível”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, em comunicado.
“Agora, estamos ansiosos pelo envolvimento da Ingenuity na segunda campanha científica da Perseverance. Essa transformação de mentalidade em um período tão curto é simplesmente incrível e uma das mais históricas nos anais da exploração aérea e espacial.”