Enquanto se movia entre os aeródromos no Planeta Vermelho, o Ingenuity saltou um terço de milha.
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA anunciou ontem (1º de março) que o Ingenuity, o helicóptero drone de Marte que acompanha a missão do rover Perseverance, completou seu 46º voo no sábado (25 de fevereiro).
Em um briefing de voo, os funcionários da agência afirmaram que o objetivo do voo era “reposicionar o helicóptero e [fazer] reconhecimento de futuros aeródromos”.
De acordo com o registro de voo do helicóptero, o drone viajou aproximadamente 1.460 pés (445 metros) acima da superfície marciana entre os aeródromos “Eta” e “Theta”. Durante seu voo de 135,9 segundos, o Ingenuity atingiu uma altitude típica de 39 pés (12 metros) e uma velocidade máxima de 11,9 milhas por hora (5,3 metros por segundo).
Como a embarcação de quatro libras (1,8 kg) aponta para seu 50º voo nas próximas semanas, seu manifesto original de cinco voos está prestes a ser dez vezes maior do que é agora.
O helicóptero, que pousou na Cratera Jezero em fevereiro de 2022 sob a barriga do Perseverance, foi o primeiro helicóptero a voar em Marte. O mandato da Ingenuity foi expandido para incluir a assistência a Percy na busca por vida antiga na Cratera Jezero, o local de um antigo delta de rio, agora que demonstrou que está, sem dúvida, totalmente operacional.
Com a Agência Espacial Européia, a NASA agora pretende enviar dois helicópteros de amostragem em uma missão para devolver amostras de Marte. Os dois helicópteros de backup pegarão tubos de amostra em forma de sabre de luz idênticos que Percy tem armazenado na superfície se Percy não conseguir trazer amostras para o módulo de pouso.
Tanto a Perseverance quanto a Ingenuity estão atualmente participando de uma campanha de oito meses conhecida como “Delta Top”. Eles estão conduzindo seu trabalho em uma região que parece ter contido um delta de rio e um lago que pode ter abrigado a vida bilhões de anos atrás.