O Banco do Brasil dá início, nesta sexta-feira (11), aos testes do Pix por aproximação em colaboração com sua subsidiária Cielo. Inicialmente, a nova funcionalidade estará disponível apenas para funcionários do banco em São Paulo e Brasília até o final de outubro. Em novembro, todos os correntistas do BB poderão utilizá-la, antes do lançamento oficial pelo Banco Central, programado para fevereiro de 2025.
Essa atualização do Pix tem como objetivo tornar os pagamentos mais ágeis, eliminando a necessidade de escanear QR Codes e inserir chaves, o que atualmente demanda passos adicionais nos aplicativos bancários. Com o sistema de aproximação, os usuários poderão cadastrar suas contas preferidas em uma carteira digital em seus smartphones ou smartwatches, possibilitando realizar transações Pix sem abrir o aplicativo do banco, semelhante ao uso de cartões virtuais.
Para garantir a segurança nas transações, será solicitada uma senha, normalmente a do próprio dispositivo, a cada operação. Durante os testes, apenas alguns estabelecimentos selecionados terão as máquinas da Cielo configuradas para aceitar o Pix por aproximação.
Vale ressaltar que, enquanto a funcionalidade estiver em fase de testes, não será possível vincular contas do Banco do Brasil a carteiras digitais. Para utilizar o Pix por aproximação, o usuário deverá acessar o aplicativo do BB, escolher a opção “Pix por aproximação” e realizar a autenticação biométrica ou inserir a senha de login. Transações acima de R$ 200 exigirã uma senha adicional.