A principal cidade da Região Metropolitana de Maringá é uma das mais violentas do Paraná, Maycon Santos saiu para comprar leite para o filho, de um ano, no Jardim Ana Eliza, e encontrou a morte, de um carro Fiesta branco desceram três homens armados e encapuzados e descarregaram as armas, 53 cápsulas de 9mm foram encontradas pela perícia, na cabeça e do tórax do pai, que nunca mais terá a oportunidade de ajudar o filho a ter um futuro melhor.
Os assassinos entraram no carro e calmamente fugiram sem deixar rastros, o carro foi encontrado na zona rural de Marialva, queimado, para não deixar impressões digitais que pudessem levar aos criminosos.
Testemunhas viram a vítima com uma arma, mas não teve nem tempo de saca-la e alguém teria pego a arma antes da chegada da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
A Polícia Civil acredita que o assassinato teria ligações com o tráfico de drogas, há três dias, Maycon foi preso durante uma operação das forças de segurança, com uma pequena quantidade de maconha e celulares.
A versão é sustentada porque em 2021, o irmão, Samuel Divino Gonçalves Ortiz Santos, foi executado, e era suspeito de participação na morte de Diego Henrique Valentin, o popular Pestinha, um dos líderes do tráfico em Sarandi e assassinado dentro do Hospital Metropolitano, podendo estar relacionado a disputa de poder entre facções pelo controle da comercialização da maconha e cocaína, em Sarandi.