26.7 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioDestaquesHubble mostra 20 anos de imagens espetaculares do espaço

Hubble mostra 20 anos de imagens espetaculares do espaço

spot_img

A Câmera Avançada para Pesquisas do Telescópio Espacial Hubble vem desvendando alguns dos segredos mais incríveis do universo. Um novo vídeo celebra este marco, fornecendo-nos destaques das últimas duas décadas.

Em 7 de março de 2002, enquanto orbitavam a Terra a bordo do ônibus espacial Columbia, os astronautas da NASA Mike Massimino e Jim Newman instalaram um novo instrumento no Telescópio Espacial Hubble. A Advanced Camera for Surveys, ou ACS, iria tirar mais de 125.000 imagens até hoje, incluindo algumas das imagens mais atraentes e bonitas do universo que já vimos.

Hubble-March9-2002-from-Columbia-STS109-s109e5875

O Telescópio Espacial Hubble orbita acima da Terra em 12 de março de 2002, após ser lançado pela tripulação do STS-109, a bordo do Ônibus Espacial Columbia, após vários dias de serviço e atualizações. Um reflexo do Hubble na janela do ônibus espacial pode ser visto logo à direita do telescópio. Crédito: NASA/ESA

“Quando o ACS foi instalado no Hubble, o telescópio já era famoso por tirar imagens profundas do universo distante, como o Hubble Deep Field”, Tom Brown, chefe do Escritório de Missão do Telescópio Espacial Hubble no Space Telescope Science Institute (STScI), disse em um comunicado de imprensa da NASA. “No entanto, como o ACS era tão poderoso em relação às câmeras anteriores, tornou-se rotina ver galáxias muito distantes no fundo das imagens do Hubble, mesmo quando estávamos olhando para objetos próximos”.

Tadpole-Galaxy-Hubble-ACS-April2002-NASA-ESA-STScI

Esta imagem do ACS do Hubble foi capturada apenas um mês depois que a câmera foi instalada no telescópio. Ela retrata a Galáxia Girino, localizada a cerca de 420 milhões de anos-luz de distância da Terra. Crédito: NASA, H. Ford (JHU), G. Illingworth (UCSC/LO), M. Clampin (STScI), G. Hartig (STScI), Equipe Científica da ACS e ESA

“Sabíamos que o ACS adicionaria tanto potencial de descoberta ao telescópio, mas acho que ninguém realmente entendeu tudo o que ele poderia fazer”, disse Massimino, que se aposentou, no comunicado à imprensa. “Iria desvendar os segredos do universo.”

Talvez a imagem mais famosa e cientificamente importante para a qual a ACS já contribuiu é o Hubble Ultra Deep Field.

Embora cubra apenas uma pequena área aparentemente vazia do céu noturno, esta imagem captura a luz de cerca de 10.000 galáxias. Alguns deles são capturados como apareceram cerca de 13 bilhões de anos atrás.

Campo Ultra Profundo do Hubble 2014

O Campo Ultra Profundo do Hubble, capturado em 2014, expandiu toda a nossa escala do universo. Apenas um punhado de estrelas da Via Láctea são visíveis aqui. O resto dos pontos de luz na imagem são galáxias. Crédito: NASA, ESA, S. Beckwith (STScI) e Equipe do HUDF

“A Advanced Camera for Surveys abriu nossos olhos para um universo profundo e ativo por duas décadas”, disse Jennifer Wiseman, cientista sênior do projeto Hubble da NASA, segundo a NASA. “Estamos antecipando ainda mais descobertas com esta câmera, em conjunto com outros instrumentos científicos do Hubble, por muitos anos”.

Leia mais sobre isso em Hubblesite.org.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui