Um asteroide perto de ter o tamanho de um prédio com 40 andares passará “bem perto” da Terra. A passagem mais próxima da Terra será por volta das 5h12 da manhã (horário de Brasília).
De acordo com a Agência Espacial Européia (ESA), o asteroide de tamanho médio 2015 RN35, com 60-140 metros de diâmetro, chegará a 686.000 quilômetros (ou duas distâncias lunares) da Terra entre 15 e 17 de dezembro. também lançou um desafio aos entusiastas do espaço para localizar um asteróide não maior que a Estátua da Liberdade.
A ESA diz que os países do hemisfério sul verão o asteróide de tamanho médio melhor do que os do hemisfério norte. As pessoas na Europa poderão ver o 2015 RN35 até cerca de 19 de dezembro.
Em seu site, a ESA disse que a rocha espacial estimada voaria perto da Terra, tornando-se aparente para cosmólogos novatos em todo o planeta que podem reconhecê-la utilizando o estoque de ferramentas de rocha espacial de acesso aberto da ESA. O desafio #ESAChristmasAsteroid foi lançado pela agência espacial para ajudar as pessoas a encontrar o asteroide.
No entanto, devido à falta de brilho no céu, o 2015 RN35 é difícil de identificar. Em uma escala astronômica, também é significativamente menor.
Como resultado, os indivíduos que conseguem identificá-lo estão sendo instados pela ESA a postar suas observações junto com alguns detalhes sobre si mesmos e sua localização usando a hashtag #ESAChristmasAsteroid em plataformas de mídia social como Twitter, Facebook, Instagram ou Reddit.
O RN35 2015 é bastante desconhecido. De acordo com a ESA, a composição do asteróide, o tamanho preciso e se ele está girando ou não em seu eixo são desconhecidos. Mesmo sua órbita não é totalmente compreendida. Como resultado, detectar o asteróide pode ajudar na aquisição de dados adicionais e fornecer informações cruciais sobre a composição e o curso de objetos potencialmente perigosos à medida que ele passa.
As possibilidades do efeito da rocha espacial na Terra foram avaliadas como zero nos próximos cem anos.