InícioEducaçãoInscrições do Vestibular de Inverno da UEM começam dia...

Inscrições do Vestibular de Inverno da UEM começam dia 30

spot_img

A Comissão de Vestibulares Reunidos (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) marcou no calendário o prazo de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023 da entidade. Entre 30 de maio e 10 de julho, as inscrições são aceitas.

O valor do alistamento é de R$ 177 e o prazo limite para parcelamento é doze de julho. Poderão ser excluídos desta cobrança os concorrentes que, no total, estejam inscritos no CadÚnico, e sejam pessoas físicas de família de baixa renda, que recebam remuneração de metade de um salário mínimo por pessoa. Procedimentos, calendário e normas que regulamentam o processo de isenção serão publicados em editais específicos

A publicação do edital de inscriçãono será no dia 18 de julho e as áreas de prova serão informadas a partir do dia 27 do mesmo mês. A prova será realizada no dia 27 de agosto de 2023, das 13h50 às 19h00.

O CVU alterou as opções de curso e o procedimento de avaliação para esta competição. A Resolução 005/2023 foi aprovada na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). Essa resolução alterou a forma de configuração do vestibular unificado da instituição. A possibilidade do candidato selecionar até três cursos de graduação no ato da matrícula é uma das principais mudanças.

Ainda assim, a Resolução diz que, para cada curso, devem ser classificados primeiro todos os candidatos que escolheram a primeira opção, seguidos pelos candidatos que se inscreveram na segunda opção e, por fim, pelos candidatos que escolheram a terceira opção. Não é necessário que o candidato escolha cursos da mesma área.

A prova não conterá mais questões específicas de conhecimento para possibilitar a inscrição em mais de um curso. Continuará com 50 questões de múltipla escolha divididas entre as áreas de conhecimento da Base Curricular Comum da Educação Básica: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias – Língua Portuguesa e Literatura, Linguagens e suas Tecnologias – Artes, Educação Física e Língua Estrangeira, Matemática e suas Tecnologias. 

Outra novidade, seguindo o caso do Processo de Avaliação Seriada (PAS/UEM), a prova de redação valerá 120 pontos e cada uma será avaliada por duas pessoas do conselho feito para este fim, que será realizada pelos profissionais graduados em Letras e/ou especialistas, mestres ou doutores em Língua Portuguesa, Letras ou Linguística. 

O procedimento de inscrição e o teste são duas novidades adicionais. Uma atualização informa que um QR Code será gerado assim que o candidato concluir o processo de inscrição, permitindo que ele pague realizando um pix da guia de coleta. Documentos de identificação digitais também serão permitidos pelo edital.

Neste teste de nivelamento, será feito também o reconhecimento facial: na hora do teste, matrícula e durante as aulas do ano letivo. O CVU e o DAA as armazenarão e, no futuro, essas imagens serão comparadas para garantir que o competidor e o aluno que assiste às aulas sejam os mesmos.

A possibilidade das pessoas cadastradas usarem o nome social é outra inovação significativa. No passado, apenas o nome civil poderia ser usado.

Além disso, alguns itens que zeravam a redação foram mudados. O candidato que zerasse a prova de conhecimentos gerais não teria a redação corrigida, agora terá. Caso não zere a redação, não será desclassificado.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui