Dois jovens médicos recém-formados foram encontrados após desaparecerem durante uma trilha na Serra do Ibitiraquire, localizada em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Com 25 e 26 anos, eles foram localizados debilitados, a cerca de 50 metros da última localização que haviam enviado para suas famílias.
A tia de um deles, Silvia, relatou a angústia vivida pelos familiares enquanto as buscas estavam em andamento, iniciadas na noite de sábado (2). “Eles foram encontrados, mas ainda estão no meio da montanha. Deve levar cerca de 3 horas até que cheguem até nós. Foi um verdadeiro pesadelo. A vida pode mudar em um instante com uma situação assim. Sabemos do grande risco que correm. Estamos lidando com a esperança e o medo”, afirmou.
Silvia explicou que Francisco e seu amigo, Nícolas, se formaram em medicina há cerca de dois anos. Francisco retornou recentemente ao Brasil após um período nos Estados Unidos, onde planeja iniciar sua carreira médica. “Ele voltou para finalizar algumas documentações e logo pretende retornar. Eles são jovens e, na adolescência, foram escoteiros. Depois de anos estudando medicina, decidiram aproveitar a natureza”, comentou.
A tia não soube informar os motivos que levaram ao desaparecimento dos jovens na trilha. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) encerrou as buscas por volta das 15h15 desta segunda-feira (4), confirmando que, apesar do estado debilitado, os jovens foram encontrados bem.
As buscas terrestres começaram na noite de sábado (2), e neste dia, 25 bombeiros e 8 voluntários foram mobilizados em oito equipes para explorar as principais trilhas da região. Um drone com câmera térmica também foi utilizado para ajudar a restringir a área de busca.