O bloqueio da BR-376 está obrigando os caminhoneiros a desviaram pela BR-277 e usarem o ferry boat para se deslocarem para Joinville, Camboriú, Florianopólis, Criciúma e Porto Alegre, mas existe um limite para a travessia, os caminhões não podem ter mais de 26 tonelas, incluindo o veículo e a carga, acima desse peso há o risco de danificar os atracadouros e colocam em risco os demais usuários..
Além da restrição de peso, há outra, os caminhões e carretas com três eixos ou sejam superiores a 14 metros só podem utilizar o serviço das 19h ao meio dia, com espera entre uma hora a três horas.
Para evitar o ferry boat há outro caminho, pela BR-116, mas aumenta o trajeto para algumas cidades do litoral catarinense.
Atualmente, quatro embarcações estão em operação, com dois atracadouros em funcionamento e outros dois passando por reformas. Ainda este mês todos devem ser liberados, e os três ferry boats do DER/PR deverão entrar em atividade, após período de reformas, atendendo o aumento de movimento da alta temporada.