O período entre maio e julho é especialmente significativo para as comunidades caiçaras do litoral paranaense. É nesta época que os cardumes de tainha chegam às costas do Estado, movimentando a região com uma rica programação gastronômica.
Os peixes surgem em abundância durante esses meses, permitindo a pesca artesanal autorizada desta espécie. Trata-se de um verdadeiro ritual, onde pescadores e suas famílias estabelecem acampamentos à beira-mar para acompanhar a temporada de tainha.
Para avistar os cardumes, são necessárias condições climáticas ideais, com ventos sul e águas mais frias, fatores que levam as tainhas a se aproximarem da costa. Vigias experientes ficam de olho na coloração do mar desde o amanhecer para localizar os peixes. Assim que avistam manchas escuras na água, alertam os demais pescadores que rapidamente partem em canoas a remo para a captura.
Preservando as tradições de seus antepassados, os caiçaras utilizam a técnica artesanal do “lanço” para pescar as tainhas, sem uso de motores. Enquanto os homens estão no mar, as mulheres cuidam da limpeza, defumação e venda dos peixes.
A tainha é consumida e comercializada de diversas formas – assada, frita, cozida, defumada e recheada. Essa riqueza gastronômica impulsionou a criação de festas temáticas em várias cidades litorâneas, movimentando a economia local com o turismo.
“É um período de grande movimentação turística no litoral, mesmo no inverno, garantindo sustento às famílias que vivem da pesca artesanal da tainha, gerando empregos e renda. Oportunidades surgem para pescadores, beneficiadores, vendedores, cozinheiros e garçons, entre outros”, destacou Márcio Nunes, Secretário de Turismo do Paraná.
Algumas das principais festas que celebram a tainha são:
Paranaguá – A Festa da Tainha existe há mais de 30 anos, mas há 13 ganhou status de “Festa Nacional”, tendo a tainha recheada como prato principal. Em 2023, ocorre de 28/6 a 17/7.
Ilha do Mel – Há 30 anos os caiçaras locais criaram sua própria festa em julho, reunindo pratos à base de tainha e atrações culturais como danças típicas e forró.
Pontal do Paraná – O Festival de Gastronomia Caiçara chega à 4ª edição em 2023, de 5/6 a 5/7, valorizando a pesca artesanal e a culinária local. Destaque para a iguaria “cambira” – tainha defumada em varal de cipó, técnica secular usada pelos pescadores. Nos restaurantes, a criatividade impera com pratos como hambúrguer, charuto, pastel, risoto e baião de dois à base de cambira.