O litoral do Paraná tem 18 pontos impróprios para banho, conforme revela o terceiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Água e Terra (IAT). O cenário permanece semelhante ao levantamento anterior, refletindo os desafios em manter a qualidade da água na região.
Dos 66 pontos analisados, incluindo praias marítimas e prainhas de água doce no interior do estado, 46 foram classificados como próprios para banho, identificados com bandeira azul. Esse número representa uma ligeira queda em relação à semana passada, que contava com 47 pontos aprovados.
Os 18 locais impróprios estão assim distribuídos:
- Ilha do Mel (Paranaguá): Praia de Encantadas, em frente ao módulo policial e à direita do trapiche.
- Pontal do Paraná: Balneários Shangri-lá, Olho D’Água, Ipanema e Praia de Leste.
- Matinhos: Balneários Ipacaray, Solymar, Flórida, Riviera e Flamingo.
- Guaratuba: Próximo à Rua Ponta Grossa.
- Antonina: Ponta da Pita.
Além desses, outros 10 pontos localizados nas proximidades de fozes de rios e canais urbanos, como o canal Caiobá, em Matinhos, e o Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná, também apresentam condições inadequadas. Esses locais, devido à drenagem urbana, não são recomendados para banho ou esportes aquáticos.
Segundo o IAT, as chuvas recentes têm impactado negativamente a balneabilidade, carregando resíduos para os corpos d’água e comprometendo a qualidade das praias.
Leia também:
Cemitério de Matinhos escondia ossos humanos e gatos congelados