O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (UB), presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), propôs uma emenda para incluir entre as prioridades de atuação da Fomento Paraná em 2025 a viabilização de projetos de crédito e financiamento focados em inovação no setor agro e rural.
Guerra ressaltou a importância de investir em inovação na área rural, que por muito tempo foi negligenciada. Ele destacou que os novos tempos trazem uma revolução tecnológica no agronegócio, além da implementação de práticas inclusivas, eficientes, sustentáveis e saudáveis, aumentando a competitividade do Paraná em comparação com outros estados e países produtores.
A proposta de Guerra busca direcionar a Fomento Paraná para o financiamento de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento do agronegócio, reconhecendo que a inovação vai além da tecnologia.
Além disso, o deputado atendeu a uma demanda dos caminhoneiros, propondo projetos de crédito facilitado para a criação de Pontos de Parada e Descanso nas rodovias do estado. Em conformidade com a Lei dos Caminhoneiros, essa medida visa garantir locais seguros para que os profissionais possam descansar durante suas viagens.
“O objetivo é alcançar comerciantes, proprietários e empreendedores paranaenses com linhas de crédito atrativas e de baixos juros, para impulsionar a criação ou ampliação de locais à beira das estradas que permitam a parada segura dos veículos e o repouso necessário dos profissionais, especialmente nas vias de acesso ao litoral e ao Porto de Paranaguá”, afirmou Guerra.
Ambas as propostas estão alinhadas com o Plano Plurianual do Paraná 2024-2027 e contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Luiz Fernando Guerra reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado, apostando na inovação e no apoio a setores fundamentais para a economia paranaense.