No sul da Inglaterra, enormes machados de mão pré-históricos, um dos quais com cerca de 30 centímetros de comprimento, foram encontrados em sedimentos profundos da Idade do Gelo.
Os dispositivos de 300.000 anos de idade, seções de pedra lascadas nos dois lados para fazer bordas ásperas, foram encontrados entre mais de 800 relíquias cobertas em uma encosta sobre o Vale Medway, em Kent.
O arqueólogo sênior Bertrand Strives afirmou: “Descrevemos essas ferramentas como ‘gigantes’ quando têm mais de 22 cm de comprimento e temos duas nessa faixa de tamanho”.
De acordo com Strives, um participante da escavação, o maior dos dois machados de mão, que mede aproximadamente 12 polegadas de comprimento, é “um dos mais longos já encontrados na Grã-Bretanha”.
Os arqueólogos acham que esses tipos de aparelhos eram normalmente usados para abater ou esfolar criaturas.
Seja como for, esses machados de mão específicos “são tão grandes que é difícil imaginar como eles poderiam ter sido segurados e utilizados com eficiência”, disse Strives.
Ela afirmou: “Talvez eles cumprissem uma função menos prática ou mais simbólica do que outras ferramentas, uma demonstração clara de força e habilidade.”
De acordo com o comunicado de imprensa, o local de Medway Valley teria sido um local de caça popular para veados, cavalos e os outrora presentes elefantes e leões de presas retas da área.
De acordo com o comunicado de imprensa, os primeiros humanos teriam compartilhado a paisagem com os neandertais, cujas pessoas e culturas estavam apenas começando a surgir na área.
“Neste momento, não sabemos por que aparelhos tão grandes estavam sendo feitos ou que tipos de humanos primitivos os faziam”, disse Strives.
“Este site oferece uma oportunidade de responder a essas perguntas emocionantes”, acrescentou ela.