16.3 C
Paraná
sábado, dezembro 28, 2024
spot_img
InícioLitoralMais águas do Paraná estão imprórias para o banho

Mais águas do Paraná estão imprórias para o banho

spot_img

As chuvas de dezembro impactaram diretamente a qualidade das águas do mar e das prainhas de água doce no Paraná. O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025 apontou uma redução na taxa de pontos próprios para banho, que caiu de 92% para 71%. Atualmente, 47 dos 66 locais monitorados estão com bandeira azul, indicando condições adequadas.

No litoral, 15 pontos foram considerados impróprios para banho. Na Ilha do Mel, em Paranaguá, isso inclui dois locais na praia de Encantadas: em frente ao módulo policial e à direita do trapiche. Outros pontos impróprios estão nos balneários Shangri-lá, Olho D’Água e Ipanema, em Pontal do Paraná; Ipacaray, Solymar, Flórida, Riviera e Flamingo, em Matinhos; além da Ponta da Pita, em Antonina.

Os demais pontos com bandeira vermelha estão localizados na foz de rios que cortam a região (10 no total), áreas onde há drenagem de zonas urbanas, historicamente desaconselhadas para banho ou práticas esportivas. Exemplos incluem a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.

Os volumes de chuva acumulados em Guaratuba chegaram a 421,4 mm, bem acima da média histórica de 245,5 mm para dezembro. Em Matinhos, o acumulado foi de 397 mm (média de 234,7 mm), e em Paranaguá, 313,2 mm (média de 188,1 mm).

No interior do Estado, nas costas Oeste e Norte, 13 áreas seguem com bandeira azul para banho e recreação, abrangendo municípios como Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio. As exceções são as prainhas de São Miguel do Iguaçu e Entre Rios do Oeste, consideradas impróprias.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui