O Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) e o Reservatório do Carvalho, em Piraquara, voltam a receber visitas públicas a partir deste mês de janeiro. Tanto o CEAM quanto o Carvalho estão em área de preservação ambiental e são espaços mantidos pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A visitação é gratuita, sem necessidade de agendamento prévio. A entrada é permitida das 9 às 16 horas, com limite de 100 pessoas por dia. Neste mês, o CEAM recebe visitantes de terça a domingo e o Carvalho fica aberto de sexta a domingo.
O local é adequado para passeios a pé e de bicicleta e piqueniques (não é permitido fazer fogo ou deixar lixo). Próximo ao Centro de Visitantes, há estacionamento para os veículos.
É obrigatória a apresentação de documento de identificação pessoal e de comprovantes de vacinação contra a febre amarela e a Covid-19 (este último é exigência para maiores de 12 anos de idade). Nos passeios, deve-se obedecer protocolos de segurança e de prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas.
Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente contra insetos, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). O visitante deve levar a sua garrafa de água, pois os bebedouros estão desativados.
O Programa de Visitas Públicas aos Mananciais foi interrompido por causa da pandemia de Covid-19 e volta a funcionar agora, mantendo a parceria entre a Sanepar, Instituto Água e Terra (IAT) e Prefeitura de Piraquara. Os Mananciais ficam na Estrada da Barragem, s/n, Vila Fuck (Entremar), em Piraquara. (AEN)