18.9 C
Paraná
segunda-feira, setembro 16, 2024
spot_img
spot_img
InícioPolíticaMaria Victoria propõe incentivos para descarbonizar a indústria do...

Maria Victoria propõe incentivos para descarbonizar a indústria do Paraná

spot_img

A deputada estadual Maria Victoria (PP) anunciou nesta semana a apresentação de um projeto de lei voltado para incentivar a redução ou eliminação da emissão de gases do efeito estufa no setor industrial do Paraná. O PL 455/2024 propõe uma série de medidas para promover a descarbonização industrial no estado.

Maria Victoria destacou que o projeto é inovador no Brasil e teve colaboração de técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) na sua formulação.

“Desenvolvemos em conjunto com o setor produtivo uma legislação moderna e pioneira para estimular a inovação tecnológica, aumentar a competitividade do nosso parque industrial, com foco na redução das emissões de gases do efeito estufa e no desenvolvimento sustentável.”

Segundo o texto do projeto, a descarbonização industrial passa pela melhoria da eficiência energética, adoção de energias renováveis, soluções tecnológicas avançadas, economia circular, uso eficiente dos recursos naturais, educação ambiental e transparência nos processos.

Além de mitigar os impactos climáticos, a descarbonização visa facilitar a transição para uma economia de baixo carbono e promover a internacionalização da indústria paranaense. O projeto também busca estimular a implementação de processos produtivos mais eficientes, além de fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Estratégia

A deputada Maria Victoria afirma que adotar práticas sustentáveis não é apenas uma questão de cuidado com o meio ambiente, mas também uma estratégia econômica. “A descarbonização estabelece condições que podem aumentar a competitividade e impulsionar as indústrias paranaenses no mercado global”.

Segundo ela, com consumidores e investidores cada vez mais exigentes em relação às práticas sustentáveis, empresas que lideram a transição para uma economia de baixo carbono podem abrir novas portas no mercado e atrair investimentos.

Planos Setoriais

O projeto de lei aponta como instrumentos de incentivo à descarbonização industrial o registro público voluntário de gases de efeito estufa, a realização do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais e a elaboração de planos setoriais nacionais de gases de efeito estufa.

Além disso, a legislação deve promover convênios e parcerias com entidades nacionais e internacionais, capacitação e formação profissional, instituição do Selo Indústria Carbono Zero e incentivos fiscais, financeiros e creditícios, na forma da legislação pertinente.

Atuação

A deputada estadual Maria Victoria possui atuação de destaque na área de inovação, energias renováveis e sustentabilidade. Entre as iniciativas, a parlamentar é uma das autoras da lei que estabeleceu a Política Estadual do Hidrogênio Renovável (21.454/2023); também apresentou a lei de incentivos à Economia Circular no Paraná (21.619/2023) e recentemente protocolou o PL 271/2024 que institui o Mercado Regulado de Créditos de Carbono no Paraná.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Congresso nacional tentando emplacar uma pseudo reforma tributária e aqui a mocinha que foi até estudar gestão de cidades nos EUA, vindo com conversa de oferecer incentivos públicos para redução na emissão de carbono. Parece piada pronta. Empresas sérias já começam a formar suas equipes internas em ESG, que tem capacidade técnica de cuidar disso dentro das empresas do amanhã

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui