A Prefeitura de Maringá recebeu novo estoque de inseticida para aplicação do fumacê contra a dengue. O inseticida será aplicado a partir de segunda-feira (3 de junho) em 391 quarteirões de oito bairros da cidade, selecionados com base no número de casos confirmados, notificados e índice de infestação do mosquito.
Os bairros contemplados neste ciclo são: Parque das Grevíleas, Jardim Ipiranga, Parque Residencial Quebec, Centro, São Silvestre, Conjunto Sol Nascente e distrito de Floriano. Confira o mapa com as ruas que receberão o fumacê.
A aplicação ocorrerá em cinco ciclos, com intervalo de 3 a 5 dias entre cada um, dependendo das condições climáticas, até completar as 5 aplicações em cada área.
Segundo a secretária de Saúde Karina Rissardo, algumas regiões ainda apresentam alta incidência de dengue, apesar dos esforços dos agentes de combate aos focos do mosquito transmissor. “O fumacê é nossa última estratégia nesses locais críticos para evitar a propagação da doença”, afirmou.
Para que o inseticida tenha eficácia, alguns cuidados são necessários durante a aplicação:
- Deixar portas e janelas abertas
- Proteger gaiolas de aves e recolher bebedouros de animais
- Proteger colmeias
- Ficar atento aos dias/horários que o carro passa (5h-10h e 16h-20h)
O fumacê se dissipa em até 3 horas. Após esse período, pode-se descobrir gaiolas e colocar bebedouros novamente.
Mesmo com o fumacê, é essencial eliminar criadouros do mosquito, pois o inseticida não atinge ovos e larvas. É preciso manter quintais limpos e livres de materiais que acumulem água parada.
A dengue pode se agravar após os primeiros dias. Por volta do 3º/4º dia, caso haja sintomas como vômitos, dor abdominal, desconforto respiratório, sonolência, sangramentos ou diminuição da sudorese/urina, procure atendimento médico imediatamente.
O uso de repelentes também é recomendado para pessoas com dengue, visando evitar a transmissão para outros indivíduos.