InícioDestaques'Marte está quieta', mas a rover Perseverance ainda captura...

‘Marte está quieta’, mas a rover Perseverance ainda captura sons marcianos para a ciência

spot_img

O microfone a bordo da Rover Perseverance capturou vários ruídos interessantes em suas explorações, mas, na maioria das vezes, os sons marcianos é “um profundo silêncio prevalece” no planeta vermelho. Você ainda pode ouvir o “puff, whir, zap” das ferramentas do rover, o zumbido do helicóptero Ingenuity e o woosh de uma suave brisa marciana nesta coleção de sons da expedição.

Anteriormente, ouvimos o som de Marte indiretamente quando os pesquisadores reaproveitaram alguns sensores no InSight Mars Lander, mas esta é uma gravação muito mais proposital. Ao comparar como uma ação ou evento soa em Marte com como soaria na Terra, você pode aprender sobre a atmosfera e outros fatores que a afetam.

“É um novo senso de investigação que nunca usamos antes em Marte”, disse o astrofísico Sylvestre Maurice, da Universidade de Toulouse, principal autor de um estudo publicado hoje na Nature. Como diz o resumo:

As descobertas são essencialmente que o som em Marte é lento para se mover e rápido para atenuar ou desaparecer.

A velocidade do som ao nível do mar na Terra é de cerca de 767 milhas por hora. Em Marte, foi medido a 537 MPH, embora isso mude com as estações, à medida que a pressão do ar aumenta e diminui. E enquanto um som de tamanho médio como uma voz cai depois de talvez 60 metros na Terra, esse mesmo som viajará apenas 7 metros antes de se tornar inaudível.

Esse é um bom conhecimento prático para projetar sistemas para trabalho e vida em Marte – agora sabemos que não faz sentido gritar com alguém, ou talvez até mesmo ter alarmes audíveis.

Entre os sons que o microfone do rover captou estão o estalo de um laser de tunelamento, o som de uma tempestade de areia e o zumbido constante dos rotores do Ingenuity quando ele decola – mesmo que estivesse a alguma distância. Ouça os sons de Marte na compilação abaixo:

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui