Desculpa aos fãs do Big Mac, mas vocês foram oficialmente destronados. Ainda é um gigante do fast-food, mas o McDonald’s não é mais a maior rede de fast-food do mundo.
Quem é esse novo titã do fast-food? Bem, se você mora no Brasil, é provável que nunca tenha ouvido falar da Mixue Bingcheng. A loja chinesa de chá de bolhas e sorvete superou o McDonald’s e o Starbucks e se tornou a maior rede de alimentos e bebidas do mundo.
Se o nome Mixue Bingcheng não soa familiar, prepare-se para uma apresentação gelada. A amada marca é conhecida por seus cones de sorvete de máquina que custam o equivalente a apenas 75 centavos de real, e bebidas refrescantes que variam de 1,50 a 6 reais.
Vale ressaltar que a Mixue Bingcheng é a maior rede de alimentos e bebidas do mundo em número de lojas—são mais de 45.000 estabelecimentos em todo o mundo. Os números de vendas não são levados em consideração para essa classificação. A maioria das lojas está localizada na China, mas você também encontrará Mixue Bingcheng na Indonésia, no Vietnã e na Malásia.
Como favoritos como o McDonald’s e o Starbucks se comparam ao número de lojas da Mixue Bingcheng? Um relatório do McDonald’s observa que, no final de 2023, o restaurante tinha 41.822 estabelecimentos em todo o mundo, com os Estados Unidos sendo o país com mais unidades—exatos 13.457. E, no final de 2023, o Starbucks tinha 38.587 lojas globalmente.