Os atletas paralímpicos Ronan Cordeiro e Beatriz Borges Carneiro, medalhistas nos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris, serão homenageados pela Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). O deputado Cobra Repórter (PSD) propôs votos de congratulações com Menção Honrosa em reconhecimento às conquistas de ambos na competição.
Ronan, natural de Curitiba, garantiu a prata no triatlo, classe PTS5, enquanto Beatriz, de Maringá, levou o bronze no revezamento misto dos 4×100 metros livres, classe S14.
A trajetória de Ronan é marcada por superação e conquistas. Nascido com uma má-formação congênita na mão esquerda, ele nunca permitiu que isso limitasse seus sonhos. Aos 27 anos, Ronan já acumula uma série de vitórias, incluindo o quinto lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020 e uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2021.
Já Beatriz, natural de Maringá, conquistou a medalha de bronze na prova de revezamento misto dos 4×100 metros livres (classe S14). Diagnosticada com deficiência intelectual aos seis anos, Beatriz encontrou na natação uma paixão que a guiou na superação de desafios e na conquista de vitórias. Iniciou sua carreira na natação aos doze anos e desde então acumulou importantes conquistas, incluindo a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 na prova dos 100 metros peito (classe SB14) e o recente bronze em Paris 2024.