18.1 C
Paraná
quinta-feira, outubro 10, 2024
spot_img
InícioSaúdeMédicos são contra a liberação do cigarro eletrônico

Médicos são contra a liberação do cigarro eletrônico

spot_img

No próximo dia 16 de setembro (segunda-feira), às 19h30, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizará um evento em sua sede, em Curitiba, para mobilizar a opinião pública contra o consumo de cigarros eletrônicos. Durante o evento, serão concedidas homenagens a parlamentares locais que estão empenhados em impedir a aprovação do Projeto de Lei 5.008/2023, que busca regulamentar esses dispositivos, conhecidos como vapes e pods.

O projeto de lei, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), deveria ter sido discutido no início do mês pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, mas sua votação foi adiada novamente. Desde 2009, a venda e distribuição de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) são proibidas no Brasil, mas há uma pressão crescente para sua regulamentação.

Dada a preocupação com os impactos negativos à saúde, diversas organizações se manifestam contra o consumo desses produtos. Aproximadamente 80 entidades médicas, incluindo a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), expressaram sua oposição ao projeto. O CRM-PR e o Conselho Federal de Medicina (CFM) compartilham dessa visão e alertam que a aprovação do PL poderia levar ao aumento do uso de cigarros eletrônicos, resultando em problemas respiratórios e cardiovasculares.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Impossível que os congressistas se vendam ao lobby de mais essa indústria dos malefícios a saúde, e em detrimento a orientação médico-cientifica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui