28.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioGeralMicrodrenagem da orla de Matinhos começa após o carnaval

Microdrenagem da orla de Matinhos começa após o carnaval

spot_img

As seguintes informações foram retiradas do portal Blog do Tupan, do blogueiro e articulista político Fernando Tupan: A recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral, caminha para uma nova fase. O Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública e responsável pela execução das obras em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), planeja iniciar as intervenções de microdrenagem logo após as celebrações de Carnaval.

Das oito frentes de trabalho que compõem a modernização do trecho de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, apenas o serviço de microdrenagem ainda não começou. É justamente essa medida, em conjunto com as ações de macrodrenagem, que vai minimizar os impactos causados pelas cheias na cidade, uma reclamação antiga de moradores e turistas.

“Esses serviços vão diminuir e muito as cheias em toda a região de Matinhos”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro.

“São 23 quilômetros de microdrenagem e pouco mais de um quilômetro de macrodrenagem”, disse. “Essas fases se completam com a macrodrenagem, escoando a água que recebe do sistema da micro. Essa integração permite ganhar cota, caimento para a água com as canaletas em U. Tudo isso faz com que o escoamento para o mar seja mais rápido, evitando problemas como cheias na cidade”.

De acordo com ele, a ação vai garantir períodos mais constantes sem alagamentos. “Claro que se houver uma chuva de grande intensidade em um curto período de tempo, aliada à maré alta, teremos cheias. Mas com um escoamento muito mais rápido e eficiente do que o sistema atual”, explicou. O diretor destacou ainda que o tempo estimado para a conclusão dos serviços de microdrenagem é de 14 meses, com investimento de R$ 39,2 milhões.

Essa etapa foi adiada para evitar transtornos durante a temporada de verão, quando a população flutuante do Litoral cresce muito. A adequação integra o conjunto de obras de revitalização da orla, com investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As obras estão próximas de 70% de conclusão e a finalização está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024.

As intervenções de macrodrenagem começaram em junho do ano passado e alcançaram 30% de conclusão. Estão sendo feitas ao longo de 1,5 quilômetros no Canal da Avenida Paraná, no bairro do Tabuleiro, em Caiobá. O projeto prevê deixar o canal com sete metros de largura, em concreto formatado como um U (na base e nas laterais), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui