22.6 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioDestaquesMistério bizarro em torno da sonda Voyager 1 da...

Mistério bizarro em torno da sonda Voyager 1 da NASA está sendo investigado

spot_img

A NASA está investigando um problema com os dados de telemetria da Voyager 1. A agência espacial compartilhou notícias da investigação esta semana.

A NASA diz que a Voyager 1 continua a retornar dados científicos e está operando conforme o esperado. No entanto, há um problema de dados do sistema que lançou um pouco de mistério sobre a missão.

A Voyager 1 explora o espaço desde 1977. Com quase 45 anos de viagens espaciais no passado, a espaçonave passou por muitas coisas. E descobriu bastante também. Enquanto continua a retornar dados científicos como foi projetado para fazer, os engenheiros notaram um novo problema que eles estão tentando descobrir.

O problema tem a ver com as leituras do sistema de articulação e controle de atitude da sonda. O AACS ainda está funcionando, no entanto, os dados de telemetria que ele está retornando parecem inválidos. Como tal, nem sempre reflete o estado possível em que o AACS pode realmente estar.

A NASA diz que o problema não desencadeou nenhum dos sistemas de proteção contra falhas a bordo da Voyager 1. Esses sistemas são projetados para colocar a sonda em um estágio de “modo seguro”, onde apenas os sistemas essenciais estão operacionais.

A saída de sinal da sonda também não enfraqueceu, diz a NASA. Como tal, os engenheiros estão confiantes de que a antena da sonda ainda está definida em sua orientação prescrita com a Terra. Mas o que está causando o problema? É isso que os engenheiros da NASA esperam determinar.

A Voyager 1 explora o espaço desde 1977, juntamente com a Voyager 2. A segunda sonda não registrou nenhum problema e ainda está operando conforme o esperado. E, na maior parte, a Voyager 1 também. A sonda está atualmente a 14,5 bilhões de milhas de distância da Terra.

Por causa dessa distância, leva dois dias para que as mensagens que a equipe envia para a Voyager 1 cheguem à sonda. No entanto, é um atraso ao qual os engenheiros se acostumaram, diz a NASA. Além disso, como ambas as sondas estão no espaço interestelar, não sabemos muito sobre a alta radiação que pode estar causando problemas para a sonda.

Suzanne Dodd, gerente de projeto das Voyager 1 e 2 no Jet Propulsion Laboratory da NASA, disse que é possível que a equipe não encontre a fonte do problema. Em vez disso, eles podem simplesmente se adaptar para trabalhar com a anomalia. Afinal, ambas as sondas estão funcionando por muito mais tempo do que foram projetadas. Como tal, cada dia é mais uma chance de reunir informações vitais sobre essa região inexplorada do espaço.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui