InícioDestaquesMisterioso sarcófago descoberto sob Notre-Dame será aberto

Misterioso sarcófago descoberto sob Notre-Dame será aberto

spot_img

Um sarcófago feito de chumbo descoberto nas profundezas da Catedral de Notre-Dame entre um antigo cemitério será aberto em breve, disseram arqueólogos franceses na quinta-feira.

O sarcófago foi encontrado entre vários túmulos “de notável qualidade científica” 65 pés abaixo do ponto central onde o transepto cruza a nave da igreja gótica do século 12, disse o ministro da Cultura da França no mês passado. A informação é do portal Rob Report.

As descobertas foram feitas durante o trabalho de escavação em antecipação à reconstrução da torre icônica da igreja, que desabou em um incêndio chocante em 2019. A equipe de arqueólogos esteve presente na igreja para garantir que o frágil piso do marco de Paris não fosse danificado durante a pesquisa.

O cemitério foi encontrado abaixo de uma camada do piso da igreja que data do século 18, mas os pesquisadores acreditam que é muito mais antigo, provavelmente datado do século 14. Os pesquisadores inseriram uma câmera endoscópica dentro do sarcófago para dar uma olhada em seu conteúdo, revelando partes do crânio, um travesseiro de folhas, fragmentos de tecidos e vários objetos.

Christophe Besnier, especialista do Instituto Arqueológico Nacional da França, disse à Reuters que colocar plantas sob o esqueleto era um “fenômeno bem conhecido quando os líderes religiosos foram enterrados”, acrescentando que “o fato de essas plantas ainda estarem lá indica que o conteúdo foi muito bem conservado.”

O INRAP, instituto nacional de pesquisa arqueológica da França, anunciou durante uma coletiva de imprensa que o sarcófago – ligeiramente dobrado e deformado por estar sob camadas de fundação espessa por séculos – foi extraído da catedral na terça-feira e será enviado “muito em breve” ao Instituto. de Medicina Legal da cidade de Toulouse.

Em um comunicado, o arqueólogo chefe do INRAP, Dominique Garcia, enfatizou que o corpo será exumado “em conformidade” com os códigos civis franceses sobre restos humanos. Após a conclusão do exame, o corpo será devolvido “não como um objeto arqueológico, mas como um bem antropológico”, disse Garcia.

O ministério francês anunciou a abertura do sarcófago um dia antes do terceiro aniversário do grande incêndio que engoliu a catedral. O inferno se espalhou rapidamente pelo telhado de madeira, consumindo a torre de 160 anos e cobrindo o céu de Paris com fumaça. Os bombeiros salvaram a maior parte da estrutura principal, incluindo suas duas torres, embora dois terços do telhado tenham sido destruídos.

Apenas alguns dias depois, o projeto de restauração foi inundado com doações totalizando quase US$ 1 bilhão, de acordo com a organização de caridade Friends of Notre-Dame de Paris. A catedral deve reabrir, completa com uma nova torre e telhado, em 2024.

“Este é o lugar onde vivemos todos os nossos grandes momentos, o epicentro de nossas vidas”, disse o presidente francês Emmanuel Macron em um discurso após o fogo ser extinto. “Estou dizendo a todos vocês esta noite – vamos reconstruir esta catedral juntos. Isso provavelmente faz parte do destino francês.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui