As últimas semanas da exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, que está em cartaz na Sala 11 do Museu Oscar Niemeyer, contam com intensa programação paralela. Haverá palestras e mesas-redondas sobre o cineasta. As atividades do programa “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema” acontecerão nesta quinta, sexta e sábado (dias 11, 12 e 13), com entrada gratuita, no vão livre do museu.
As palestras conduzidas por cineastas, pesquisadores, tradutores e críticos musicais vão proporcionar ao público uma imersão no universo de Serguei Eisenstein, evocando diversos aspectos de sua obra: da relevante experiência teatral ao diálogo construído com o compositor Serguei Prokofiev nos seus últimos filmes aos cruzamentos entre Eisenstein e o Brasil, com influência na obra de Glauber Rocha e no Cinema Novo.
Outra parte da programação envolve a exibição de quatro filmes. Além de apresentar algumas das principais obras-primas do diretor, a programação inclui longas influenciados pela estética eisensteniana. Serão apresentados “O Grande Ditador”, “Ivan, o Terrível”, “A Pedreira de São Diogo” e “O Encouraçado Potiómkin”.
Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Naum Kleiman, “Serguei Eisenstein e o Mundo”, inaugurada em junho de 2023, comemora os 125 anos de nascimento do cineasta. A exposição poderá ser vista até o dia 28 de janeiro. Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens.
Quem quiser “levar a mostra para casa” pode adquirir o catálogo da exposição na MON Loja.
Programação:
FILMES
11 de janeiro (quinta-feira), 20h
“O Grande Ditador” (The Great Dictator)
Comédia – EUA – 1940 – 125 minutos
Direção: Charles Chaplin
Classificação indicativa: 12 anos
12 de janeiro (sexta-feira), 20h
“Ivan, o Terrível” (Ivan Grozni)
Drama histórico – URSS – 1944 – 176 minutos
Direção: Serguei Eisenstein
Classificação indicativa: 12 anos
13 de janeiro (sábado), 20h
“A Pedreira de São Diogo”
Documentário – Brasil – 1962 – 19 minutos
Direção: Leon Hirzsman
Classificação indicativa: 14 anos
“O Encouraçado Potiómkin” (Bronenosets Potiómkin)
Drama – URSS – 1925 – 95 minutos
Direção: Serguei Eisenstein
Classificação indicativa: 12 anos
PALESTRAS
Dia 12 de janeiro (sexta-feira), às 18h
“Serguei e Serguei: A Parceria entre Prokófiev e Eisenstein” – Palestra com Irineu Franco Perpétuo
A palestra aborda a colaboração entre o compositor Serguei Prokófiev e o cineasta Serguei Eisenstein nos filmes “Alexander Nevsky” e “Ivan, o Terrível”.
Irineu Franco Perpétuo é tradutor e jornalista, colaborador da “Revista Concerto”; apresentador do programa “Empório Musical” (Cultura FM); jurado do programa “Prelúdio” (TV Cultura); autor de “História Concisa da Música Clássica Brasileira” (Alameda Editorial) e “Como Ler os Russos” (Todavia); tradutor de diversas obras da literatura russa, como “Vida e Destino” (Vassíli Grossman), “O Mestre e Margarida” (Bulgákov), “Memórias do Subsolo” (Dostoiévski), “Anna Kariênina” (Tolstói) e “Meninas” (Liudmila Ulítskaia), entre muitos outros.
Dia 13 de janeiro (sábado), às 16h
“Serguei Eisenstein: Influências, Diálogos e Impacto” – Mesa-redonda com Luiz Gustavo Carvalho, Irineu Franco Perpétuo, Gustavo Pinheiro e Maria Vragova.
A mesa-redonda discute a influência e o impacto da obra de Serguei Eisenstein no universo criativo de diretores e artistas de diferentes países e gerações.
Gustavo Pinheiro é graduado em Cinema pela Unespar e em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Advogado do setor cultural e educador audiovisual, é também montador e finalizador de imagem. Atuou em várias edições do festival Olhar de Cinema, na tradução e legendagem de filmes, e em 2023 compôs a equipe de curadoria de longas-metragens do festival.
Maria Vragova vem contribuindo como produtora cultural em inúmeros projetos culturais e artísticos nas mais diversas linguagens: exposições de artes visuais, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, projetos editoriais e multiartes. Em 2008, organizou, através da Fundação Russian Avantgarde, a exposição do arquiteto português Álvaro Ciza e a primeira retrospectiva de Oscar Niemeyer no Museu de Arquitetura de Moscou, na ocasião do seu centenário de nascimento. É cofundadora e diretora executiva do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes.
Serviço:
Programação paralela “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema”
De 11 a 13 de janeiro
Entrada gratuita, no vão livre do museu