Foz do Iguaçu tornou-se, mais uma vez, palco de mais uma apreensão de produtos contrabandeados destinados ao mercado nacional. Cidades fronteiriças como a Cidade de Leste são conhecidas por seu intenso comércio de produtos importados a preços mais baixos do que se encontra no Brasil. Perfumes, eletrônicos, roupas de marca, encontra-se quase todo tipo de bugiganga nessas cidades.
Na manhã de segunda-feira (9 de dezembro), um contrabandista em uma van com placas paraguaias decidiu arriscar passar pela alfândega brasileira com produtos que somam um valor muito acima da cota permitida.
Fiscais da Receita Federal pararam a van, perguntaram ao condutor o que levava. Ele respondeu que carregava apenas produtos alimentícios. Os fiscais acharam suspeito, optando vistoriar ela. Deram uma olhadinha e encontraram um fundo falso atrás do painel do veículo, contendo 50 celulares lacrados. Os telefones foram avaliados em quase R$ 100 mil.
Os fiscais acionaram os policiais federais e a Força Nacional para apreenderem o veículo e os produtos contrabandeados, encaminhando-os à Receita Federal. O condutor vai responder pela prática do crime de descaminho.