Após uma espera de quatro dias, as ondas finalmente chegaram à Praia de Itaúna, em Saquarema, permitindo o início das competições da 8ª etapa do Circuito Mundial de Surfe na manhã desta quarta-feira (26), com transmissão de televisões por assinatura.
Os atletas brasileiros começaram com destaque: Tatiana Weston-Webb e Luana Silva avançaram para as quartas de final na categoria feminina, enquanto Gabriel Medina, Italo Ferreira e Yago Dora garantiram vagas diretas nas oitavas de final do masculino.
Tatiana Weston-Webb destacou a dificuldade da primeira rodada, competindo com outras duas surfistas na mesma bateria. “O primeiro round é sempre mais complicado, com três meninas na água. Você tem que focar em si mesma, senão fica perdida na bateria”, comentou Weston-Webb. “Foi uma bateria difícil, mas deu certo no final e estou muito feliz. A torcida brasileira é a melhor do mundo e adoro competir aqui. Estou confiante, especialmente após as etapas no Taiti e em El Salvador, onde surfei bem e consegui mostrar meu surfe”.
Gabriel Medina também expressou sua satisfação em competir diante da torcida local, que lotou a praia de Itaúna nesta quarta-feira. “Estou feliz de estar no Brasil. Não tem torcida parecida com essa, então é muito gratificante competir aqui”, declarou o tricampeão mundial, atualmente na 6ª posição do ranking masculino. Ele ressaltou a importância desta etapa para entrar no top-5 e garantir uma vaga no WSL Finals, a etapa decisiva do circuito: “A briga está boa, todo mundo embolado. Só falta essa etapa e Fiji. Então essa é crucial. Mas estou focado apenas nesta competição. Quero me concentrar bateria a bateria e dar show. Esperamos alguns dias pelas melhores condições do mar e agora as ondas chegaram. Está difícil lá fora, então é preciso aproveitar as oportunidades e estou feliz com a vitória na bateria inicial”.
As competições na Praia de Itaúna continuarão na próxima quinta-feira (27), com a primeira chamada marcada para as 7h30 (horário de Brasília).