A banda pernambucana Mundo Livre S/A celebra 40 anos de trajetória com o lançamento de um livro que mergulha a história do conjunto. Pioneira do movimento manguebeat e ainda liderada por Fred Zero Quatro, a trajetória dos “punks de Candeias” é explorada na biografia Mundo Livre S/A 4.0: Do Punk ao Mangue (Ilustre Editora, 552 páginas), escrita por Pedro de Luna. Autor de outras 19 obras, Luna também assinou as biografias do Planet Hemp, do rapper Speed (Speedfreaks) e do baixista Champignon, fundador do Charlie Brown Jr.
Lançamento em Curitiba
Os fãs e leitores de Curitiba poderão conferir o lançamento do livro no próximo dia 20, sexta-feira, no Degusto Café, na Praça da Espanha. O evento acontece das 16h às 20h, com entrada gratuita. Pedro de Luna estará presente, autografando exemplares e conversando com o público.
A Trajetória da Banda
Formada em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, a Mundo Livre S/A foi peça-chave na disseminação da música manguebeat no Brasil e no mundo. Junto com Chico Science & Nação Zumbi, a banda apresentou a sonoridade única do mangue ao cenário musical. Ambas estrearam em disco no mesmo ano, 1994, e chegaram a se apresentar juntas em Nova York em 1996. Mesmo após a perda de Chico Science, em 1997, a parceria entre as duas bandas continuou em projetos como a Orquestra Manguefônica e no álbum colaborativo Mundo Livre S/A vs Nação Zumbi (Deck Disc), onde cada banda reinterpretou músicas da outra.
Apesar de não pertencerem ao mainstream, o Mundo Livre S/A coleciona conquistas ao longo das quatro décadas. A banda venceu o Troféu APCA duas vezes: em 1998 como Melhor Grupo e em 2000 pelo álbum Por Pouco (Abril Music). Em 2011, foi eleita Melhor Grupo na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira pelo álbum Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa.
Para escrever Mundo Livre S/A 4.0, Luna realizou uma pesquisa extensa, que incluiu 75 entrevistas com ex-integrantes, atuais membros e diversos nomes da música, como Otto, que integrou os dois primeiros álbuns como percussionista. Outros depoentes incluem músicos e produtores como China, Cannibal, Karina Buhr, Mario Caldato Jr, DJ Dolores, Jorge du Peixe, Charles Gavin e Apollo 9.
Segundo o autor, a publicação de biografias como essa é sua forma de ativismo cultural: “Assim como o Mundo Livre S/A faz por meio das músicas e Fred com seus manifestos e engajamento, eu ilumino mentes e preservo a história do rock nacional através das biografias.”
Serviço:
20/12 (sexta-feira) das 16h às 20h.
Lançamento da biografia “Mundo Livre S/A 4.0 do punk ao mangue”, com a presença do autor Pedro de Luna.
Degusto Café: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1148 – Batel (em frente à Praça da Espanha).
No evento o livro estará à venda por R$ 130 no Pix, dinheiro ou cartão.