20 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioGeralNASA quer criar relógio para a Lua

NASA quer criar relógio para a Lua

spot_img

A NASA planeja desenvolver uma de acompanhar o tempo fora da Terra, estabelecendo um relógio aprimorado para a lua.

Não se trata exatamente de um fuso horário como os da Terra, mas de um quadro de referência de tempo inteiramente dedicado à lua. Devido à menor gravidade na lua, o tempo lá passa um pouco mais rápido – 58,7 microssegundos a mais a cada dia – em comparação com a Terra. Portanto, a Casa Branca instruiu a NASA e outras agências dos EUA a colaborarem com agências internacionais para criar um novo sistema de referência de tempo centrado na lua.

“Um relógio atômico na lua funcionará em uma velocidade diferente de um relógio na Terra”, explicou Kevin Coggins, o principal oficial de comunicação e navegação da NASA. “É lógico que, ao explorar outro corpo celeste, como a lua ou Marte, cada um tenha seu próprio ritmo.”

Assim, tudo na lua operará no tempo acelerado da lua, afirmou Coggins.

Na última vez que a NASA enviou astronautas à lua, eles usavam relógios, mas a precisão e a importância do tempo não eram tão críticas quanto hoje, com sistemas de GPS, satélites e sistemas computacionais e de comunicação complexos. Esses microssegundos têm importância crucial quando sistemas de alta tecnologia interagem, destacou.

A Estação Espacial Internacional, por estar em órbita baixa da Terra, continuará usando o tempo universal coordenado ou UTC. No entanto, determinar exatamente onde o novo horário espacial será aplicado é um desafio que a NASA terá que enfrentar. Além disso, assim como na Terra, o tempo lunar também apresenta variações, exigindo segundos bissextos.

Ao contrário da Terra, a lua não terá horário de verão, acrescentou Coggins.

A Casa Branca espera que a NASA apresente uma ideia preliminar até o final do ano e tenha um plano final até o final de 2026.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui