21 C
Paraná
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img
InícioDestaquesNASA quer transmitir mensagem para alienígenas, mas pode revelar...

NASA quer transmitir mensagem para alienígenas, mas pode revelar segredos da humanidade

spot_img

Cientistas da NASA criaram um novo método abrangente para enviar mensagens para o espaço. O objetivo, de acordo com a nova pesquisa, é transmitir a assinatura especial da humanidade para qualquer pessoa (qualquer coisa?) que esteja ouvindo.

O artigo, que foi aceito para publicação em um periódico revisado por pares, prevê esta mensagem como um substituto para uma transmissão icônica de 1974 de material semelhante que veio do Observatório de Arecibo em Porto Rico, que foi desativado após um colapso em 2020. nova mensagem seria transmitida da China e do norte da Califórnia, e os pesquisadores selecionaram cuidadosamente uma porção da Via Láctea que eles dizem ter mais probabilidade de conter vida inteligente receptiva à mensagem.

O Observatório de Arecibo foi uma grande notícia globalmente quando desmoronou parcialmente em 2020. O icônico telescópio no centro do complexo do observatório foi construído em um sumidouro natural que forneceu uma superfície curva e, por mais de 50 anos, foi o maior telescópio do mundo. Fazia sentido, então, que uma mensagem interestelar fosse transmitida do observatório em 1974. Quando Arecibo foi desativado em 2020, o Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST) na China já o havia substituído como o maior telescópio do mundo. O FAST também foi construído em uma bacia natural na província de Guizhou, no sul da China, não muito longe da fronteira com o Vietnã.

“A abertura iluminada do FAST é de 300 m, e seu desempenho geral e sensibilidade são várias vezes maiores do que o de Arecibo e os de outros radiotelescópios existentes”, explicam os pesquisadores em seu artigo. Isso parece ótimo, mas no momento, o FAST é um radiotelescópio “somente para recepção”, o que significa que não pode enviar mensagens, mesmo que queiramos. Mas os pesquisadores expressam esperança de que o FAST, bem como o conjunto de telescópios de escuta do SETI no norte da Califórnia, possam ser instalados para transmitir uma mensagem. “Ambos possivelmente podem ser atualizados por meio de melhorias futuras que permitirão a transmissão de mensagens também”, explicam os pesquisadores.

É essa hipotética que os cientistas querem assumir – em certo sentido, eles estão preparando uma declaração antes do evento que pode justificá-la. Uma crítica que eles expressam sobre a transmissão de 1974 e o subsequente “disco de ouro” da Voyager que compartilhou dados semelhantes é que eles acreditam que as imagens são um desperdício de espaço neste contexto. Isso pode soar como uma chatice, mas o raciocínio deles é correto: imagens de apenas 128 por 128 pixels exigem mais de 16.000 bits individuais para serem transmitidas, e “se a humanidade estivesse recebendo uma mensagem contendo essas representações, não está claro que entenderia o que eles queriam dizer.” Os resultados não valem o esforço, basicamente.

Em contraste, os cientistas acreditam que “o binário é provavelmente universal em toda a inteligência”, tornando-o uma ótima maneira de comunicar ideias matemáticas que também são mais propensas a serem relacionáveis, mesmo que os marcadores culturais sejam muito diferentes entre um público extraterrestre. Eles até incluem um explicador baseado em binário do sistema matemático de base dez que os humanos usam, ou seja, os dígitos contáveis ​​de zero a nove que aumentam em grupos de dezenas, centenas e assim por diante. Também devemos incluir unidades de medida para diferentes ideias científicas, como, sugerem os cientistas, a assinatura eletroquímica do elemento hidrogênio, o elemento mais abundante do universo.

A mensagem que esses cientistas descrevem inclui uma cartilha rápida e suja sobre a natureza da própria vida humana, desde as quatro bases químicas do DNA – adenosina, citidina, guanosina e timidina – até os aminoácidos essenciais e a glicose que ajudam a alimentar a vida. em si. E há algumas questões mais logísticas, como incluir algum tipo de carimbo de data e hora de quando a mensagem foi enviada da Terra, fundamental para o cálculo da distância e do tempo decorrido, bem como uma maneira de encontrar a Terra dentro do contexto da Via Láctea.

A partir daí, os cientistas detalham a melhor data e hora para enviar tal mensagem, incluindo o ângulo do sol que menos atrapalhará a transmissão, bem como o melhor horário para a atmosfera da Terra. “Calcula-se que as datas em que a região alvo Terra-Sol-ETI atingirá essa posição relativa de 90° é por volta de 30 de março e 4 de outubro de cada ano, e a ascensão reta do alvo de observação precisa atingir -80,5°, o centro a hora é 07:05 e 18:41 nas datas correspondentes, hora local de Pequim”, explicam os pesquisadores.

Tudo isso parece muito bom, trocadilhos. É legal querer conversar com outras civilizações, e é legal que esses cientistas estejam basicamente repetindo e aprimorando as mensagens enviadas décadas atrás para tentar cumprimentar essas civilizações. Mas há uma desvantagem potencial em ser muito transparente com nossos vizinhos galácticos. Alguns especialistas teorizam há décadas que podemos não querer a atenção deles, o que, dizem eles, poderia explicar por que também nunca ouvimos falar de outra civilização. Todos eles poderiam ficar quietos de propósito.

Se quem está lá fora há um inimigo à espera, então o que estamos fazendo é semelhante a, digamos, transmitir nossas localizações exatas e vulnerabilidades especiais para os nazistas logo antes da Batalha do Bulge. Outras civilizações podem ter captado trechos de ondas de rádio estranhas e outras transmissões que saltam para o espaço, mas com pontos de referência específicos para coisas como matemática de base 10 e os blocos de construção da vida humana, você poderia argumentar que estamos fazendo TMI intergaláctico sem uma garantia de que quem está ouvindo é realmente um amigo.

Mas isso é tudo para algumas pessoas futuras discutirem quando os telescópios FAST ou SETI forem instalados para transmitir. (E por décadas, o mesmo debate tem sido travado dentro do próprio SETI – se apenas ouvir, ou ouvir e transmitir.) Enquanto isso, faz muito sentido escrever uma versão da mensagem e oferecê-la a a comunidade científica para discutir exatamente esses prós e contras. O que você acha que é fundamental para a humanidade transmitir ao espaço? Você ficaria com os antigos roteiros de Gilligan’s Island das ondas da TV ou entregaria as chaves da própria vida?

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Povo insano e desocupado tentar contato com vida fora da terra… Sabendo que o que virá será uma raça muito mais evoluída e predadora.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui