22.6 C
Paraná
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
InícioCiênciaNASA verificou que humanos podem desviar asteroides mortais com...

NASA verificou que humanos podem desviar asteroides mortais com foguetes

spot_img

A NASA tem boas notícias aproximadamente cinco meses depois de lançar intencionalmente um foguete contra um asteróide distante: de acordo com quatro novos estudos publicados na revista Nature, a missão foi um grande sucesso e estratégias semelhantes poderiam impedir que a Terra fosse destruída por planetas. matando rochas espaciais no futuro.

Nicola Fox, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas na sede da NASA, disse em um comunicado: “Fiquei feliz quando o DART bateu de frente com o asteróide para a primeira demonstração de tecnologia de defesa planetária do mundo, e isso foi apenas o começo”. Essas descobertas fortalecem nossa compreensão fundamental dos asteroides e estabelecem as bases para alterar a trajetória de um asteroide como forma de proteger a Terra do perigo.

Após cinco anos de planejamento, a NASA enviou a missão Double Asteroid Redirection Test (DART) ao espaço no final de novembro de 2021. O objetivo era colocar a técnica do “impacto cinético” – essencialmente alterando a trajetória de um asteróide colidindo um foguete em alta velocidade – como uma teoria de defesa planetária à prova.

A espaçonave DART da NASA colidiu com sucesso com o asteroide Dimorphos em setembro de 2022. Dimorphos é uma “lua” com 160 metros de largura e orbita um asteroide maior chamado Didymos, que está a cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra . De acordo com o relatório inicial da NASA, a força do impacto alterou a órbita de Dimorphos em torno de Didymos em aproximadamente 33 minutos, redirecionando com sucesso a trajetória da rocha espacial menor. Apesar de compartilharem a mesma órbita e tamanho, nenhum dos asteróides jamais representou ameaça à Terra, tornando-os alvos ideais para a missão.)

Atualmente, quatro novos testes distribuídos no Walk 1 afirmam que a missão foi significativamente mais eficaz do que os projetos da NASA previstos inicialmente – e que o método do impactador a motor é sem dúvida uma técnica prática para proteger a Terra de rochas espaciais possivelmente destrutivas daqui em diante.

O primeiro dos novos estudos fornece um relato detalhado do impacto bem-sucedido do DART com o asteróide, detalhando a localização e natureza do impacto, bem como o tamanho e forma de Dimorphos. O artigo conclui que “a tecnologia do impactor cinético é uma técnica viável para potencialmente defender a Terra, se assim for necessário”, devido ao impacto bem-sucedido com o asteróide e à mudança resultante na órbita de Dimorphos.

Enquanto os cientistas tiverem vários anos, ou melhor ainda, várias décadas, para se preparar para a aproximação do asteroide, é possível interceptar um asteroide de tamanho aproximado de Dimorphos sem uma missão de reconhecimento avançada.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui