Enquanto outros fumavam cachimbo e conversavam durante uma refeição, os soldados ficavam de guarda e observavam o mar azul que se estendia diante deles. Eles foram a primeira linha de defesa ao longo de um litoral no Panamá moderno que foi infestado por piratas e inimigos estrangeiros, e foram cercados em seu forte semelhante a um castelo centenas de anos atrás. No entanto, nem todos os seus esforços defensivos foram bem-sucedidos.
De acordo com um comunicado de imprensa divulgado em 7 de fevereiro pela Associação de Interesse Público Centro de Pesquisa Histórica, Antropológica e Cultural, os arqueólogos começaram a cavar em um esforço para descobrir o que resta de um castelo que ficava ao longo da costa de Colón, Panamá, séculos após uma invasão destrutiva.
Houve quatro reconstruções do castelo de San Lorenzo el Real de Chagres. O castelo ainda está em sua forma mais recente, construído em 1768. Segundo a UNESCO, a Espanha construiu o impressionante forte militar para proteger as rotas comerciais transatlânticas em sua antiga colônia.
De acordo com o comunicado, os arqueólogos estão menos interessados no castelo em pé. Em vez disso, eles procuram sinais do castelo mais antigo, que foi construído em 1672 depois que o segundo foi destruído por piratas. A versão que se ergueu orgulhosamente ao longo da costa até ser destruída em 1740 pelos invasores britânicos.
De acordo com o comunicado, depois de escanear o gramado verde quase perfeito com sensores, os pesquisadores decidiram escavar na esperança de localizar partes perdidas do castelo do século XVII.
Partes do castelo de 350 anos começaram a ressurgir na terra, apesar das escavações que começaram em 10 de janeiro e ainda estão em andamento.
Segundo o comunicado, os arqueólogos descobriram uma estrutura militar, um fosso do castelo e baluartes, que são um tipo de estrutura defensiva. A ruína escavada na rocha é retratada em fotos.
Além disso, foram descobertas relíquias menores, como balas de canhão, cachimbos fumados por soldados e objetos de cerâmica do cotidiano. Algumas dessas descobertas são mostradas em uma lona azul em fotos do Ministério da Cultura do Panamá.
Mais do que apenas as ruínas do castelo estão sendo procuradas pelos pesquisadores. No século 17, uma pequena cidade chamada Chagres fornecia o castelo, mas a cidade foi abandonada quando o Canal do Panamá foi construído. Especialistas afirmaram que em 1916, todos os ocupantes foram realocados de Chagres para Nuevo Chagres.
Desde então, a cidade velha desapareceu e os arqueólogos esperam localizar seus restos. A Associação do Centro de Interesse Público para Pesquisa Histórica, Antropológica e Cultural afirmou em um comunicado à imprensa em 31 de janeiro que os pesquisadores podem ter identificado a igreja da cidade abandonada, mas mais escavações são necessárias para confirmar esta descoberta.
Segundo o comunicado, o projeto em San Lorenzo el Real de Chagres é uma colaboração entre pesquisadores do Panamá e da Colômbia liderados pelo arqueólogo Tomás Mendizábal.
Cerca de 80 quilômetros a noroeste da Cidade do Panamá, Colón fica na costa norte do país.