Existem infinitas características e comportamentos que são emblemáticos de um relacionamento saudável e gratificante.
A maioria de nós sabe o que são (mesmo que esqueçamos de praticá-los!), como ouvir um ao outro, rir juntos, usar o humor (especialmente durante as discussões), fazer sexo regularmente, sair em encontros e assim por diante.
Se você fizer 9 coisas muito específicas, seu relacionamento será saudável
- Você cuida da outra pessoa.
Quando ambas as partes cuidam uma da outra, os resultados são profundos, principalmente porque cria uma base de confiança que é a base do relacionamento. Quando você sabe que alguém está ao seu lado, isso lhe dá uma tremenda segurança e o liberta de pensamentos crônicos de dúvida e incerteza que, de outra forma, podem atormentar os relacionamentos. Esse forte senso de confiança e dedicação ao bem-estar do seu parceiro é o maior presente que podemos dar aos nossos parceiros.
- Você toma a estrada principal.
Vamos encarar. Às vezes você quer se vingar do seu parceiro porque ele ou ela te machucou. Mesmo nos melhores relacionamentos, mágoa e decepção são inevitáveis. A mágica está em como os casais administram essas coisas. Relacionamentos, onde cada indivíduo tem maturidade e capacidade de ter uma visão de longo prazo e se esforçar para tratar bem o outro, são muito melhores do que aqueles em que os parceiros agem em cada impulso emocional ou em cada infração percebida.
Tomar o caminho mais elevado exige muita força e consideração. Muitas vezes, parece mais gratificante no momento ceder à melancolia, à vingança, à raiva ou a uma série de outras expressões negativas. Pegar o caminho certo significa dar o melhor de si ativamente – mesmo quando você prefere fazer beicinho ou chafurdar ou se vingar (mesmo de pequenas maneiras mesquinhas).
- Você sabe que algum conflito é normal e esperado.
Ao contrário do que alguns podem pensar, um relacionamento saudável não significa que você está feliz 100% do tempo. Você discutirá de vez em quando – conflitos ocasionais são realmente saudáveis! É o subproduto natural de dois seres humanos diferentes que vivem em estreitas relações um com o outro.
Em vez de apenas evitar discussões, os casais saudáveis sabem como lidar com elas quando elas inevitavelmente surgem.
Pesquisas mostram que esse conhecimento tem tudo a ver com a duração do seu relacionamento. Padrões prejudiciais, como um parceiro “perseguindo” enquanto o outro está “se distanciando”, demonstraram ter um impacto negativo no futuro do relacionamento (como evidenciado em um estudo de 1994 sobre casamentos de longo prazo de Levenson, Carstensen e Gottman).
- Você sabe como escolher suas batalhas.
Só porque o conflito é normal não significa que você tem que se esforçar para tê-lo. Antes de dizer qualquer coisa, decida se o possível efeito negativo de um comentário vale a pena dizê-lo em primeiro lugar. Uma boa regra geral: você tentou, mas não pode deixar passar. Isso pode ser um sinal de que um problema não resolvido tem o potencial de se transformar em ressentimento duradouro e deve ser discutido abertamente. - Você fala para que o outro possa ouvir.
Então, como você fala sobre as coisas difíceis? A resolução saudável de conflitos envolve uma comunicação honesta e respeitosa, uma vontade de olhar para sua própria contribuição e a capacidade de saber se você precisa dar um tempo e voltar a ele mais tarde. Se a raiva surgir, você pode precisar de tempo (20 a 30 minutos geralmente é bom) para se acalmar, para não dizer algo no calor do momento que possa se arrepender mais tarde. - Você se sente livre de retaliação ou julgamento.
Relacionamentos saudáveis proporcionam uma atmosfera agradável de apoio, encorajamento, trabalho em equipe e amor. Esse apoio e incentivo levam a um nível mais alto de conforto, pelo qual você pode se expressar claramente sem medo de retaliação ou julgamento.
- Você se sente você mesmo — o seu melhor eu.
Relacionamentos saudáveis alinham-se com suas crenças, convicções e estilo de vida geral escolhido. Em um relacionamento saudável, você nunca precisa se preocupar em mudar a si mesmo para fazer o relacionamento funcionar. Você também nunca precisa se preocupar em perder seu parceiro quando decide fazer algumas mudanças.
Não há necessidade de ser outra pessoa, fazer algo que faça você se sentir desconfortável ou agir de uma determinada maneira. Você costuma se ouvir dizendo ou pensando: “Esse relacionamento traz à tona o melhor de mim”.
- Sua qualidade de vida é maior porque vocês estão juntos.
Relacionamentos saudáveis melhoram sua qualidade de vida. Você está crescendo? Você é mais sábio? Você está mais maduro? Você modificou seus comportamentos de uma maneira mais positiva? Sua atitude e visão geral sobre sua vida e objetivos melhoraram? Se você está dizendo sim a essas perguntas, você está em um relacionamento saudável. - Você não precisa estar preso no quadril.
Hábitos de confiança são demonstrados em relacionamentos saudáveis. Isso significa que você não está acessando o telefone dela, verificando o e-mail dele ou tendo que estar ao lado dele onde quer que ele vá para ficar de olho no que ele está fazendo. Em vez disso, você pode permitir livremente que ele faça o que quiser.
Em troca, seu tempo é gasto fazendo o que você quer fazer. E se/quando esses dois quiserem cruzar (ou seja, você quer passar tempo com ele e ele quer passar tempo com você) – vocês estarão juntos… e esse é o bônus. Você costuma se ouvir pensando ou dizendo: “Confio na sua tomada de decisão”.