Além do feriado de hoje, o Brasil agora conta com outros dois, o da Proclamação da República no dia 15 novembro e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro.
A data, antes instituída como feriado em alguns estados e municípios, foi oficializada nacionalmente após a sanção da lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2023, seguindo a aprovação pelo Congresso Nacional. O dia faz referência à morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil colonial.
Educação e cultura afro-brasileira Desde 2003, as escolas brasileiras incluíram no currículo a história e a cultura afro-brasileira. Em 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficializado pela então presidente Dilma Rousseff, enfatizando o combate ao racismo e o reconhecimento da cultura afrodescendente no Brasil. No entanto, até agora, a data não era feriado nacional.
O mês ainda reserva outros dois feriados: neste sábado (2), Dia de Finados, data em que muitos visitam cemitérios e participam de celebrações em memória aos mortos; e no dia 15, quando se comemora a Proclamação da República. Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o decreto que marcou o fim da monarquia no país e a instauração do regime republicano.
Além dos feriados nacionais, alguns estados e municípios comemoram datas próprias em novembro.