Adicionar o pacote Sasquatch ao Ford Bronco Sport 2025 pode parecer desnecessário à primeira vista. Se o objetivo é realmente ter capacidade off-road, por que não escolher o Bronco tradicional? Embora essa ainda seja uma boa sugestão, o Bronco Sport está se tornando mais atraente para aqueles que gostam de trilhas leves, mas não querem lidar com os compromissos de um SUV off-road robusto e com chassi sobre carroceria.
Você pode conferir todas as mudanças que a Ford fez para 2025, mas além disso, a Ford nos permitiu testar o protótipo do Sasquatch. Embora o teste tenha sido curto—cerca de 20 minutos na propriedade Off-Roadeo da Ford no Tennessee—foi suficiente para mostrar que o Sasquatch pode enfrentar terrenos mais difíceis do que se esperava.
O pacote Sasquatch é baseado na versão Badlands, uma das duas versões em que ele pode ser adicionado (falaremos da outra em breve). A lista de melhorias é extensa. A Ford equipou o modelo com amortecedores traseiros Bilstein, que possuem amortecimento sensível à posição e reservatórios piggyback para lidar melhor com impactos extremos em alta velocidade. As novas molas dianteiras e traseiras aumentam a altura do solo em 1,5 cm em relação à Badlands, elevando-a para 22 cm, semelhante à de um Subaru, e também aumentam o curso da suspensão na mesma medida. Os pneus todo-terreno Goodyear Territory de 74 cm, desenvolvidos especificamente para este modelo, têm uma banda de rodagem mais agressiva que combina com a proposta do carro. A proteção é significativamente aprimorada com uma grade frontal, para-choques dianteiro e traseiro com placas de aço, mais placas de proteção na parte inferior do veículo e pontos de recuperação mais resistentes. Os para-choques agora são modulares, permitindo a adição de uma variedade de acessórios, como barras de luz e bandeiras de dunas.
Testamos o pacote Sasquatch em um modelo da versão Badlands. Nas trilhas enlameadas do sul do Tennessee, que tinham acabado de receber chuva, os pneus todo-terreno ajudaram o Bronco Sport a superar desafios off-road de leve a moderado. A altura do solo de 22 cm permite que ele ultrapasse obstáculos que parecem fora do alcance de um crossover unibody tão pequeno. Alguns obstáculos projetados para desafiar a articulação da suspensão destacaram os novos amortecedores traseiros, que absorveram os impactos e mantiveram o passeio confortável, sem causar solavancos na cabine. No entanto, a Ford não testou os limites do Bronco Sport em um período tão curto de test drive, e não tivemos a chance de ver como essas melhorias off-road afetam o desempenho na estrada—algo que também faltou nos primeiros testes do Ford F-150 Raptor e do Ranger Raptor.
Os pneus off-road mais robustos podem resultar em uma viagem mais barulhenta na estrada e em distâncias de frenagem mais longas. Foi difícil avaliar como os novos amortecedores traseiros Bilstein vão se comportar na estrada, mas estamos otimistas, dado o nível de tecnologia envolvido. Os engenheiros da Ford nos asseguram que essas melhorias off-road não comprometerão o comportamento na estrada, mas precisaremos de mais tempo ao volante para confirmar.
Uma coisa que ficou imediatamente clara é o quanto a tecnologia interna do Bronco Sport melhorou para 2025. O novo sistema de infotainment Sync 4 de 33,5 cm, emparelhado com um painel de instrumentos totalmente digital de 31,2 cm, é uma melhoria significativa em relação ao sistema anterior. As animações e respostas são suaves e rápidas, e o painel de instrumentos se ajusta ao modo de condução, aprimorando a experiência de direção. As câmeras de trilha atualizadas, agora capazes de exibir a imagem em qualquer velocidade enquanto se dirige off-road, incluem guias para os pneus dianteiros e oferecem um vídeo de alta resolução.
Também testamos o novo modo de condução com um pedal, que permite controlar a velocidade do Bronco Sport em trechos mais lentos usando apenas o pedal do acelerador, semelhante a como um veículo elétrico utiliza o freio regenerativo. Esse recurso torna o off-road mais acessível para iniciantes, permitindo que concentrem mais atenção na trilha e na direção, em vez de alternar entre o acelerador e o freio.
É difícil tirar conclusões definitivas sobre um veículo protótipo após um breve teste off-road, especialmente sem saber o preço final, que pode influenciar muito a recomendação do pacote Sasquatch. Optar ou não pelo Sasquatch também dependerá de como ele se comporta no asfalto, já que é lá que a maioria dos Bronco Sports passará a maior parte do tempo. Para aqueles que estão indecisos entre o Bronco maior e o Bronco Sport menor, com medo de que o Sport não seja capaz o suficiente para o seu uso, o pacote Sasquatch pode ser o fator decisivo. Não há como negar que será a versão preferida dos entusiastas off-road, e mesmo que você não explore todas as suas capacidades, o Sasquatch é, sem dúvida, o Bronco Sport mais estiloso de todos.