Com novo recorde, o Paraná tem 2,6 milhões de mulheres empregadas, de acordo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de mulheres ocupadas se refere ao 3º trimestre de 2024. O resultado é o maior da série histórica disponível, que foi iniciada no 1º trimestre de 2012. Naquela época, eram 2,176 milhões mulheres no mercado de trabalho.
Com isso, a taxa de desocupação feminina apresentou recuo expressivo, caindo para 4,8% no terceiro trimestre deste ano.
No primeiro trimestre de 2019, 11,3% das paranaenses que procuravam emprego não alcançavam o objetivo, ou seja, a taxa de desocupação entre as mulheres declinou para menos da metade no Paraná nos últimos seis anos.
Os salários pagos às mulheres do Paraná também vêm evoluindo. De acordo com o IBGE, o rendimento médio das paranaenses atinge atualmente R$ 2.958 mensais, superando em 3,5% a média referente ao período de maio a junho deste ano e em 7,9% o valor registrado no 3º trimestre de 2023. O Estado registra o quinto maior salário do País.
Leia também: