Os casos de coronavírus na estão aumentando, com alertas de especialistas sobre uma possível onda de infecções durante o verão.
Embora os testes de coronavírus tenham sido drasticamente reduzidos desde o pico da pandemia e os casos não sejam reportados como antes, especialistas apontam sinais de elevação desde o início do verão.
Além disso, uma nova variante, informalmente chamada de FLiRT, que descende da dominante JN.1 (uma subvariante da ômicron), foi identificada.
Quais são os sintomas atuais da covid-19?
Apesar do surgimento de novas variantes, os sintomas listados nas orientações oficiais permanecem praticamente inalterados. Os sintomas podem incluir:
- Febre alta ou calafrios
- Tosse contínua e nova
- Perda ou alteração do olfato ou paladar
- Falta de ar
- Cansaço extremo
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Nariz entupido ou escorrendo
- Perda de apetite
- Diarreia
- Náuseas ou vômitos
Os sintomas da covid-19 são muito semelhantes aos de gripes e resfriados. A maioria das pessoas se recupera em poucas semanas, mas algumas podem levar mais tempo, e em casos mais graves, a recuperação pode ser ainda mais prolongada.
Quais são as orientações atuais para a covid-19?
Não existem mais restrições formais para a covid-19. No entanto, o governo recomenda que, caso você tenha o vírus, “tente permanecer em casa”.
Se você apresentar sintomas como febre ou não se sentir bem o suficiente para realizar atividades normais, deve evitar contato com outras pessoas. Já crianças com sintomas leves, como coriza ou tosse leve, podem frequentar a escola ou creche se estiverem se sentindo bem.
O que fazer se você apresentar sintomas de covid-19?
As recomendações são:
- Descansar bastante
- Beber bastante água
- Usar paracetamol ou ibuprofeno para aliviar desconfortos
- Consumir uma colher de chá de mel para tosse (exceto para bebês com menos de 12 meses)
- Sentar-se em posição ereta para facilitar a respiração
Eles também orientam evitar deitar-se de costas se estiver tossindo e não usar ventiladores para resfriar o ambiente, pois isso pode espalhar o vírus.
O que dizem os especialistas sobre a covid-19 neste verão?
Há uma impressão generalizada de uma nova onda de verão em 2025, semelhante ao que vimos em 2021. Esses eventos parecem contribuir para a disseminação do vírus”.
As novas variantes e a imunidade parcial desempenham papéis importantes na continuidade dessas ondas. Ele conclui: “A covid-19 eventualmente se tornará como um resfriado comum, mas ainda não chegamos a esse ponto.”