Há uma ameaça ao microbioma humano. E nem a sua saúde nem a saúde do resto do mundo se beneficiarão com isso.
O microbioma humano – também conhecido como bactérias e microorganismos que vivem dentro do corpo humano e são mais prevalentes no intestino – está prestes a se extinguir, conforme destacado no novíssimo documentário The Invisible Extinction. E você é o único culpado.
Martin Glaser e Gloria Dominguez-Bello, os autores do documentário, afirmaram em entrevista à People que o microbioma humano é necessário para a digestão, produção de vitaminas e treinamento do sistema imunológico. De acordo com Blaser, “estamos nutrindo nossas células humanas e também nossas células microbianas quando comemos”.
Nosso modo de vida moderno é o culpado pelo desaparecimento gradual do microbioma humano. Os antibióticos são usados para erradicar as bactérias nocivas. No entanto, os antibióticos também prejudicam muitas bactérias boas. De acordo com Blaser, as crianças são mais propensas a desenvolver uma variedade de doenças se receberem um número maior de antibióticos. Blaser continua dizendo que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) acham que cerca de um terço das prescrições de antibióticos não são necessárias, o que faz com que as pessoas usem muitos deles.
Os alimentos altamente processados e carregados de produtos químicos também têm um impacto negativo em nossa saúde intestinal. De acordo com Dominguez-Bello, “a fibra é o componente mais importante da dieta para alimentar o microbioma”. Enquanto os alimentos processados removem a fibra, que tem um impacto negativo no seu microbioma, essas fibras fornecem nutrição para o seu microbioma.
Os pesquisadores querem melhores opções de antibióticos, incluindo novos antibióticos que não causem “danos colaterais que estão matando todas as bactérias internas” e testes aprimorados para determinar se uma infecção bacteriana está realmente presente.
Segundo Dominguez-Bello, “estamos fazendo uma bagunça completa da biodiversidade, inclusive microbiana”. Os micróbios são necessários para todos os ecossistemas, sejam humanos, animais, plantas ou o oceano. Os efeitos das atividades humanas unem tudo. Precisamos proteger os micróbios porque eles realmente afetam o funcionamento da Terra. Eles mudam o clima. Tudo é alterado por eles. Eles alteram a expressão de nossos próprios genes.
O microbioma humano é muito importante. Não devemos matá-lo.