Há muitas autoridades de saúde pública ainda aprendendo sobre a variante Omicron COVID-19, mas uma coisa é certa: ela se espalha muito rapidamente. A Ômicron agora causa 99,5% das infecções por Covid-19 nos EUA e 85% no Brasil – um número impressionante, considerando que essa cepa só foi detectada no país no início de dezembro.
Com isso, é compreensível se perguntar sobre o período de incubação da Ômicron, ou seja, a quantidade de tempo que leva desde a infecção até o início dos sintomas do Ômicron. Aqui está o que você precisa saber sobre o período de incubação, quanto tempo você é contagioso com a Ômicron e o que tudo isso significa para o futuro da pandemia.
Qual é o período de incubação da Omicron?
Um estudo recente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) analisou dados de seis pessoas que contraíram a variante Ômicron do SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19, e descobriu que 73 horas (ou três dias) foram o período de incubação típico para os pacientes. No entanto, houve uma variação: alguns desenvolveram sintomas tão cedo quanto 33 horas após a exposição e alguns tornaram-se sintomáticos após 75 horas.
Esses sintomas, de acordo com outro relatório do CDC, geralmente incluem:
Tosse
Fadiga
Congestionamento
Nariz escorrendo
Os pesquisadores do CDC apontam que o período de incubação da Ômicron é definitivamente mais curto que o SARS-CoV-2 original (cinco dias ou mais) e a variante Delta (quatro dias).
Há quanto tempo você é contagioso com o Ômicron?
No final de dezembro, o CDC encurtou o tempo recomendado que as pessoas deveriam se isolar após serem diagnosticadas com Covid-19. A agência agora recomenda que você se isole por cinco dias, desde que seus sintomas sejam melhores ou você seja assintomático, e siga com cinco dias de uso de máscara.
A mudança, explicou o CDC na época, foi impulsionada por pesquisas que descobriram que a maioria das pessoas espalha o SARS-CoV-2 um a dois dias antes de desenvolver sintomas e dois a três dias depois. Então, por essa medida, a maioria das pessoas é contagiosa com o Ômicron por cerca de cinco dias.
Independentemente do tempo em que você é contagioso com o Ômicron, a variante é “muito mais contagiosa do que as variantes anteriores”, diz William Schaffner, MD, especialista em doenças infecciosas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt. A razão, explica ele, é que “as pessoas exalam muito mais do vírus e isso dá ao receptor uma dose maior do vírus”.
O que significa o período de incubação da Ômicron?
Ter um período de incubação mais curto não significa que o Ômicron seja mais fácil de controlar, diz Schaffner. “A Ômicron é tão contagiosa”, diz ele. “É muito difícil inibir sua disseminação em uma base populacional.”
O que o período de incubação mais curto significa, porém, é que você deve considerar se testar mais cedo se tiver uma exposição conhecida a alguém com o vírus, diz Thomas Russo, MD, professor e chefe de doenças infecciosas da Universidade de Buffalo, em Nova York. Atualmente, o CDC recomenda que você se teste “pelo menos” cinco dias depois de ter tido contato próximo com alguém que tenha Covid-19, mas o Dr. Russo diz que deve ser mais curto com o Ômicron.
“Você quer pular nesses testes caseiros após o terceiro dia de exposição, para que possa se isolar dos outros se for positivo”, diz ele. Se você for positivo, isso também significa que você poderá acessar tratamentos como anticorpos monoclonais ou medicamentos antivirais mais cedo se for considerado de alto risco para complicações graves do vírus, diz Dr. Russo. “No geral, você só precisa estar pronto para ser um pouco mais ágil em suas ações”, acrescenta.
O período de incubação mais curto da Ômicron está mais próximo da gripe (que tem um período de incubação de um a quatro dias), diz o Dr. Russo. “É definitivamente mais parecido com a gripe dessa maneira”, diz ele. “No final das contas, porém, o teste é o que o ajudará a diferenciar o que você precisa fazer a seguir.”-