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O primeiro míssil de cruzeiro hipersônico do mundo

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O Pentágono tem muitos mísseis de cruzeiro, desde o veterano Tomahawk até o novo JASSM-ER. Mas o novo foguete, que deve entrar em serviço em 2027, é fundamentalmente diferente.
O novo Hypersonic Attack Cruise Missile (HACM) voa até 20 vezes mais rápido, dando aos inimigos pouco tempo para escapar de sua ira. O HACM será a primeira arma produzida em massa a usar um motor scramjet de respiração aérea. Informações do portal popular mechanics.

A Raytheon e a Northrop Grumman ganharam seu contrato de US$ 985 milhões para desenvolver o primeiro míssil de cruzeiro hipersônico do mundo. Desenvolvido para os Estados Unidos e Austrália, o HACM é um míssil de cruzeiro hipersônico aerotransportado projetado para atingir rapidamente alvos terrestres. Sob os termos do acordo, o Pentágono deve ver seu primeiro míssil operacional em 2027.

Em 2020, os EUA e a Austrália iniciaram em conjunto a parceria Southern Cross Integrated Flight Research Experiment, ou SCIFiRE. Nomeado após a constelação que aparece na bandeira nacional da Austrália, SCIFiRE foi concebido para desenvolver um sistema de armas hipersônicas de respiração aérea projetado para ser transportado em aeronaves americanas e australianas, incluindo o F/A-18 Super Hornet, F-35A Joint Strike Fighter , aeronaves P-8A Poseidon e outros. O contrato amadurecerá o protótipo Raytheon SCIFiRE em um sistema de armas real.

O HACM é uma arma tática projetada para ser usada no primeiro dia de um conflito convencional de grande escala. “O HACM fornecerá aos nossos comandantes flexibilidade tática para empregar caças para manter em risco alvos de alto valor e sensíveis ao tempo, mantendo bombardeiros para outros alvos estratégicos”, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general CQ Brown, em comunicado da Força Aérea na semana passada. .

Os mísseis de cruzeiro tradicionais são basicamente aeronaves sem piloto. Como muitas aeronaves, os motores turbofan alimentam os mísseis de cruzeiro, impulsionando-os a velocidades subsônicas. Os mísseis de cruzeiro voam baixo para evitar a detecção do radar, e uma velocidade mais lenta os ajuda a voar mais baixo e abraçar o solo. Os mísseis de cruzeiro Tomahawk, por exemplo, voam a uma altitude entre 98 e 164 pés a uma velocidade de 550 milhas por hora.

O HACM é uma arma hipersônica, o que significa que voa a Mach 5 ou mais rápido, mas não sabemos exatamente quanto mais rápido ele voará. A maioria dos mísseis que permanecem na atmosfera, como mísseis ar-ar, atingem em torno de Mach 3+. SCIFiRE foi descendente do programa HIFiRE anterior, que testou um motor scramjet em velocidades de até Mach 8.

O HACM será o primeiro sistema de armas operacional do mundo a usar um motor scramjet. Como os motores turbofan, os scramjets coletam oxigênio da atmosfera circundante para usar como combustível. Uma diferença fundamental entre os dois é que um motor turbofan coleta oxigênio em velocidades subsônicas, enquanto um scramjet o coleta em velocidades supersônicas. Mais oxigênio significa mais combustível para o motor scramjet, o que permite impulsionar o míssil ainda mais rápido. De acordo com a NASA, os motores scramjet devem funcionar a pelo menos Mach 15. Isso se traduz em 11.509 milhas por hora, ou rápido o suficiente para circundar a Terra em cerca de duas horas.

Armas hipersônicas são a nova moda na guerra. A maioria das potências nucleares declaradas tem tecnicamente armas hipersônicas há meio século ou mais, já que os mísseis balísticos que carregam ogivas nucleares viajam a velocidades hipersônicas, impactando seus alvos a até 15.000 milhas por hora. Essa nova geração de armas hipersônicas é diferente por ser de natureza não nuclear – pelo menos até agora – e seria usada imediatamente em uma guerra convencional.

Há muito que não sabemos sobre o HACM. Não sabemos o quão rápido ele realmente voa, ou quão longe ele voa. Tudo o que sabemos é que é pequeno o suficiente para ser transportado por um caça e estará pronto em 2027. Uma coisa é certa: o HACM é estranho e precisamos de um nome melhor para ele.

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