27 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioSaúdeO que acontece com seu corpo quando você deixa...

O que acontece com seu corpo quando você deixa de beber álcool por um mês

spot_img

Todos nós já ouvimos falar da Temperança Outubro e da Temperança Janeiro. Este é um período de tempo limitado durante o qual as pessoas voluntariamente param de beber e dão a seus corpos uma “pausa” ou “reinicialização”.

A sobriedade não precisa ser uma tendência de um mês. Há muitos benefícios mentais e físicos se você quiser parar de beber a qualquer momento. Mas se você é alguém que tem um relacionamento mais casual com a bebida, há benefícios em não beber por um longo período de tempo. Conversamos com um especialista em saúde sobre o que você precisa saber. Informações do huffpost.

Sua pele vai melhorar.
Talvez uma das mudanças imediatas que você verá depois de sair do álcool seja a pele mais clara. O álcool faz com que o corpo e a pele percam líquidos e se desidratem, criando uma aparência opaca e cinzenta. Também pode causar acne porque altera os níveis hormonais.

“A cor da pele e do rosto geralmente volta ao normal … sua elasticidade será restaurada e o amarelo, vermelhidão ou [cor] acinzentada ao redor dos olhos ou do rosto diminuirá com a abstinência, e a inflamação no corpo será reduzida”, disse Corey Weber, clínico gerente do Warriors Heart, um centro de tratamento de dependência em Bandera County, Texas.

Mesmo uma pausa temporária do álcool pode ajudar a pele a se sentir mais rejuvenescida e revigorada.

Você terá um sono de maior qualidade.
Às vezes, as pessoas tomam um copo de vinho ou uma bebida para descontrair e relaxar antes de dormir, pensando que isso as ajudará a ter uma rotina de sono melhor. No entanto, beber em excesso ou beber por longos períodos de tempo pode atrapalhar os padrões de sono, muitas vezes causando sono interrompido ou desconforto durante a noite.

Quando você faz uma pausa no álcool, “os padrões de sono geralmente voltam ao normal e o sono REM e a qualidade do sono voltam a padrões saudáveis”, disse Weber.

Em vez de uma bebida alcoólica antes de dormir, tente outras alternativas, como chá morno descafeinado ou leite morno. Em geral, dormir melhor também melhora o humor e a qualidade de vida.

Sua memória e cognição serão aguçadas.
Existem também alterações mentais e neurológicas que podem ocorrer como resultado da abstinência de curto prazo. Quando você bebe, o álcool afeta o córtex cerebral, a parte do cérebro responsável pelo julgamento e raciocínio, bem como o cerebelo, responsável pelo equilíbrio e coordenação.

“A abstinência de álcool por vários meses melhorará a memória e o pensamento. Além disso, permitirá que mudanças estruturais cerebrais sejam parcialmente corrigidas e funções cognitivas ou de memória, como resolução de problemas, atenção e pensamento racional, aumentarão”, explicou Weber.

Pode diminuir o risco de câncer.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças identificam o álcool como cancerígeno, o que significa que beber aumenta o risco de câncer. O álcool tem sido associado ao câncer de boca e garganta, câncer de laringe, esôfago, cólon e fígado e câncer de mama em mulheres. Cientificamente falando, o corpo quebra o álcool em uma substância química chamada acetaldeído, que é um conhecido contribuinte para tumores.

Mas a interrupção a longo prazo diminui o risco de desenvolver câncer porque o corpo não é exposto a essa toxina, disse o Dr. Lawrence Weinstein, médico certificado pelo conselho e diretor médico do American Addiction Centers.

Pode levar a uma melhor função dos órgãos.
Beber pesado em uma noite ou ao longo do tempo pode levar a uma série de doenças, como danos no fígado (cirrose), fígado gorduroso e até pancreatite.

Dr. Bruce Bassi, um psiquiatra de dependência certificado pelo conselho, disse que a abstinência de álcool, mesmo que temporariamente, pode melhorar a forma como os órgãos do sistema nervoso, cardiovascular e gastrointestinal se recuperam e melhoram.

“Como o álcool pode afetar a absorção e utilização de vitaminas e nutrientes, a abstinência do álcool permite que seu corpo comece a usá-los de forma mais eficaz novamente”, explicou ele.

Além disso, Weinstein observou que a pesquisa mostra que sua saúde cardiovascular retorna à linha de base em apenas um mês após a eliminação do álcool.

Aumenta a sua saúde mental.
Restringir ou eliminar o consumo de álcool por um breve período de tempo pode ajudar a mitigar quaisquer complicações com sua saúde mental.

O álcool é conhecido por exacerbar ou contribuir para a depressão, ansiedade e muito mais. Pesquisas mostram que a ansiedade pode aumentar após o consumo de álcool, com muitas pessoas experimentando efeitos de humor após a queda do álcool.

O álcool também é um depressor, que pode causar neurotransmissores no cérebro – como a serotonina, que é responsável por emoções positivas.

Pode contribuir para alguns sintomas de abstinência (mas isso não é motivo para não fazer uma pausa ou parar completamente).
Bassi também observou que o corpo pode sofrer abstinência quando o álcool não faz mais parte do seu sistema.

“Existem muitos efeitos ‘pós-agudos’ da abstinência de álcool que duram até um ano”, disse ele. “Alguns dos sintomas pós-agudos são desagradáveis ​​e perpetuam o uso de álcool, o que dificulta muito a interrupção. Os sintomas pós-agudos incluem dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga, baixa motivação, ansiedade e alterações de humor.”

A abstinência de álcool em bebedores de longo prazo pode ser grave, pois pode resultar em convulsões e tendências delirantes. Se você não se sentir confortável ou não conseguir parar sozinho, procure a assistência de um médico ou pare em um ambiente controlado, como um centro de tratamento.

Weinstein acrescentou que existem medicamentos (como a naltrexona) que podem ajudar bloqueando os efeitos de reforço do álcool e diminuir a probabilidade de continuar bebendo, mas devem ser utilizados com tratamento comportamental adequado. Qualquer uso medicinal deve ser discutido com um profissional médico antes do uso.

No geral, a abstinência pode ter um resultado positivo para o seu corpo e cérebro – seja uma breve pausa no álcool ou (idealmente) algo mais longo. Trabalhe com um médico ou terapeuta se precisar de uma ajudinha para chegar lá.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui