Sem dúvida, enviar pessoas ao espaço é uma recomendação problemática e insegura.
Desde que a investigação espacial humana começou, 20 pessoas faleceram – 14 deles nas tragédias de 1986 e 2003, três durante a missão Soyuz 11 de 1971 e outros três no incêndio da plataforma do Apollo 1 em 1967.
Considerando o quão confuso é o voo espacial humano, é importante o número limitado de indivíduos que perderam as vidas. No entanto, a NASA pretende enviar astronautas a Marte em dez anos e uma tripulação à Lua em 2025. Voos espaciais executivos estão se tornando uma prática diária. A probabilidade de alguém morrer enquanto viaja pelo espaço está aumentando à medida que as viagens espaciais se tornam mais comuns.
Isso infere uma pergunta: se alguém morre no espaço – o que acontece com o corpo?
No caso de alguém vir a falecer em uma missão – por exemplo, a bordo da Estação Espacial Mundial – o grupo poderia devolver o corpo à Terra em poucas horas.
A tripulação poderia devolver o corpo em apenas alguns dias se isso acontecesse na Lua. A NASA já tem convenções estabelecidas para tais ocasiões.
À luz desse retorno rápido, quase certamente, a proteção do corpo não seria a principal questão premente da NASA; Considerando tudo, a necessidade número 1 garantiria que o grupo restante retornasse com segurança à Terra.
A situação seria única se um explorador espacial morre durante a viagem muito distante, como se fosse para Marte.
Nessa situação, a equipe não teria a opção de dar meia volta e retornar. Em vez disso, no final da missão, que seria alguns anos depois, o corpo provavelmente voltaria à Terra com a tripulação.
Enquanto isso, a equipe provavelmente protegeria o corpo em uma câmara diferente ou em um saco específico para o corpo. A temperatura consistente e a viscosidade dentro da nave espacial hipoteticamente ajudariam a proteger o corpo.
No entanto, esse grande número de situações se aplicaria desde que alguém falecesse em um local pressurizado, semelhante a uma estação espacial ou a uma nave espacial.
O que poderia acontecer se alguém se aventurasse no espaço sem a segurança de um traje espacial?
O astronauta morreria em uma fração de segundo. Ele seria incapaz de respirar devido à perda de pressão e exposição ao vácuo do espaço, e seu sangue e outros fluidos corporais ferveriam.
O que poderia acontecer se um viajante espacial se aventurasse na Lua ou em Marte sem um traje espacial?
A Lua quase não tem ambiente – uma soma extremamente minúscula. A camada atmosferica de Marte é fina e quase desprovida de oxigênio. Portanto, o resultado seria equivalente à estar no vácuo do espaço: sufocamento e sangue borbulhante.
Suponha que o explorador espacial deixou de viver após chegar, enquanto estava na camada externa de Marte.
A incineração não é atrativa; requer uma quantidade excessiva de energia que o grupo duradouro precisa para diferentes propósitos. Além do mais, o sepultamento definitivamente não é um pensamento inteligente, da mesma forma. Micróbios e diferentes seres vivos do corpo podem contaminar a superfície marciana. Todas as coisas sendo iguais, o grupo provavelmente guardaria o corpo em um saco designado a apropriado até que ele pudesse ser levado de volta à Terra.
Ainda existem muitas questões sobre como os viajantes lidariam com uma passagem. Não é apenas o assunto de como administrar o corpo. Ajudar a equipe a resolver este infortúnio e ajudar as famílias em luto no planeta são tão importantes quanto cuidar das partes restantes da pessoa que não vive mais. Seja como for, para colonizar genuinamente diferentes universos – seja a Lua, Marte ou um planeta fora do nosso grupo planetário – esta situação desfavorável exige arranjos e convenções.