Você pode notar que costuma soltar gases enquanto caminha. A eliminação de gases é uma maneira natural do corpo se livrar do ar e do gás presos no sistema digestivo. Caminhar e outras atividades físicas podem ajudar na digestão, e a produção de flatulências é uma função normal de um trato digestivo ativo.
Embora soltar gases durante uma caminhada possa ser embaraçoso, algumas pessoas reconhecem os benefícios. O termo “peido andando” ganhou destaque nas conversas sociais, já que as pessoas destacam a caminhada como uma forma de reduzir inchaço e gases retidos.
Este artigo explora por que é normal soltar gases ao caminhar, o que causa flatulência, maneiras de reduzir a flatulência excessiva e os benefícios da caminhada para a digestão.
As estimativas variam, mas a maioria das pessoas solta gases de seis a 20 vezes por dia. Soltar gases é uma parte normal da digestão, e é comum as pessoas soltarem gases ao caminhar. Soltar gases é uma das duas maneiras de se livrar do ar preso no corpo. A outra é arrotar.
A flatulência pode ter mau cheiro (ao contrário do arroto) devido ao gás que se acumula nos intestinos, proveniente das bactérias intestinais, contendo enxofre, que tem um odor distinto e desagradável. Cerca de metade do gás na flatulência é nitrogênio, enquanto o restante é composto por hidrogênio, dióxido de carbono, oxigênio, metano e enxofre.
Para algumas pessoas, soltar gases pode ser constrangedor socialmente. Elas podem se sentir autoconscientes ao se exercitar na presença de outras pessoas, como caminhar na esteira da academia ou ao ar livre com amigos.
Você pode tentar normalizar a flatulência nessas circunstâncias, ignorando-a quando você ou outras pessoas soltarem gases. Além disso, pode ser útil fazer uma piada leve ou oferecer um breve pedido de desculpas. Tente não deixar essa função corporal normal impedir você de se exercitar fisicamente.
O corpo produz gás conforme digere os alimentos no intestino grosso. O movimento aumenta a digestão estimulando as contrações musculares no intestino, que levam o alimento ao longo do trato intestinal e o ar e o gás junto com ele.
Quanto mais ativo o seu sistema, mais você pode soltar gases para se livrar do gás. Quase qualquer tipo de exercício ou atividade pode ter o mesmo efeito.
Há alguns comportamentos que podem aumentar a quantidade de ar no seu corpo, resultando em mais gases, como mastigar chiclete, engolir líquidos rapidamente, chupar balas duras e engolir ar.
Além disso, certos alimentos, como aqueles ricos em fibras ou que fermentam no corpo, podem contribuir para a flatulência. Esses alimentos incluem feijões, repolho, café, produtos lácteos, ovos e cebolas.
Se você sentir que está soltando mais gases do que pode lidar, aqui estão algumas dicas: mastigue os alimentos lentamente e completamente, evite chicletes e líquidos carbonatados, e evite usar canudos, que aumentam a quantidade de ar que você ingere.
Além disso, alguns tipos de alimentos podem levar a uma maior produção de gases, e você pode querer esperar para consumi-los após o exercício. Fale com um profissional de saúde sobre suas preocupações digestivas e com um nutricionista registrado para garantir que você esteja seguindo uma dieta saudável.
Dar uma caminhada após as refeições pode ajudar na digestão, estimulando seu sistema digestivo. Mesmo uma caminhada curta pode ajudar a evitar o inchaço causado pelo gás em seu corpo.
As afirmações sobre a “peido andando” e a melhoria na digestão nas redes sociais vêm de pessoas que seguem uma dieta rica em fibras e descobriram que a caminhada as ajudou. A atividade realmente aumenta a atividade digestiva no corpo, o que pode aliviar preocupações gastrointestinais menores.