11.6 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioDestaquesO que fazer se você e seu parceiro tiverem...

O que fazer se você e seu parceiro tiverem linguagens de amor diferentes

spot_img

Provavelmente, você já ouviu pessoas falando sobre linguagens do amor. Mas o que as pessoas querem dizer quando perguntam “Qual é a sua linguagem do amor?” Simplesmente, eles estão perguntando “Como você recebe amor?”

É importante saber o que nos faz sentir amados, e é igualmente importante que entendamos como nosso parceiro experimenta o amor. Gary Chapman, em seu livro “As cinco linguagens do amor”, divide-o nas seguintes categorias, que são frequentemente referidas em conversas sobre linguagens do amor:

Palavras de afirmação (“eu te amo”, “estou orgulhoso de você”)

Tempo de qualidade (tirar a noite para passar tempo juntos)

Toque físico (abraços, beijos, mãos dadas)

Atos de serviço (lavar roupa, pegar seus pais no aeroporto)

Recebendo presentes (um buquê de flores, o suéter que você está olhando)

Embora esta lista possa ser uma ferramenta incrivelmente útil, não se assuste se você não encontrar um vocabulário que ressoe com você. Talvez você se sinta amado quando alguém respeita seus limites, quando é honesto, quando aprecia sua singularidade, quando compartilha seu senso de humor ou quando o apoia em situações sociais.

Pode ser mais fácil para o seu parceiro atender às suas necessidades se ele souber como você se sente amado, o que ajuda a construir uma intimidade mais profunda. Da mesma forma, precisamos estar cientes de como nosso parceiro se sente amado (nem sempre é o mesmo que recebemos amor). O erro que muitas vezes cometemos é tentarmos demonstrar amor ao nosso parceiro da mesma forma que o recebemos. Por exemplo, se você gosta de presentes, pode ser fácil supor que seu parceiro gostaria de um relógio chique para o aniversário dele. Mas talvez tudo o que eles querem é passar o dia inteiro com você na praia, ou eles preferem uma carta romântica descrevendo por que você se apaixonou por eles. Se suas linguagens do amor não “combinam”, isso significa apenas que você precisa ser mais intencional e consciente, mas isso não significa que o relacionamento não pode funcionar.

E embora eu esteja falando no contexto de um relacionamento romântico, os mesmos princípios se aplicam na dinâmica platônica ou familiar.

Todos nós temos linguagens de amor sobrepostas, mas a prioridade dessas linguagens – a hierarquia delas – varia. Só porque alguém gosta de palavras de afirmação não significa que não vai gostar de um bom abraço ou de você lavar a louça depois do jantar.

Se você e seu parceiro têm linguagens de amor diferentes…
Faça o check-in. Uma vez por semana, reflita sobre como você apareceu no relacionamento. Você foi intencional em dar amor ao seu parceiro de uma maneira que ele prefere ser amado? O que você pode ajustar para a semana seguinte? Dependendo da natureza do relacionamento, pode ser divertido perguntar ao seu parceiro: “Quando você se sentiu mais amado esta semana?” Por fim, lembre-se de que suas linguagens do amor podem mudar com o tempo (assim como as do seu parceiro). Certifique-se de manter a linha de comunicação aberta.

Comunicar. Se você está começando a sentir que sua linguagem do amor não está sendo cumprida, pode ser útil conversar com seu parceiro sobre isso. Talvez você esteja desejando mais intimidade física ou precise ter mais tempo sozinho com eles sem seus filhos. Antes que a necessidade se transforme em ressentimento, pode ser útil dizer ao seu parceiro como você está se sentindo.

Esteja aberto ao feedback. Alguém disse algo como: “Eu sei que meu parceiro me amava, mas não de uma maneira que eu pudesse sentir. Era como se eles fossem o sol brilhando forte, mas eu estava atrás de uma parede que me mantinha no sombra fria.” Então, se alguém lhe disser que não se sente amado – mesmo que você esteja oferecendo amor – pode valer a pena explorar o feedback deles. Claro, tem que haver limitações para as demandas das pessoas. (E, por favor, note que não estou falando de dinâmicas de relacionamento abusivo).

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui