O conceito de permeabilidade intestinal relativa, ou a capacidade de as coisas se moverem através do revestimento intestinal, é conhecido como “intestino permeável”.
De acordo com o médico Alberti Niosso, “Seus intestinos são uma parte do sistema digestivo com cerca de 7,5 metros de comprimento e um forte revestimento protetor interno que evita que alimentos, sucos digestivos e bactérias vazem”. Enquanto essa cobertura é prejudicada, essas substâncias se espalham de dentro para fora do estômago, semelhante a uma mangueira de jardim penetrada, e podem causar uma séria reação provocativa na barriga.”
O que causa vazamentos intestinais?
Como a barreira não é completamente impenetrável (e não deveria ser!), o intestino de todos “vaza” de alguma forma. Água e nutrientes podem passar por isso, mas se a permeabilidade aumentar, causará problemas.
Certas doenças gastrointestinais crônicas estão associadas a vazamentos intestinais que permitem a passagem de moléculas maiores e potencialmente tóxicas.
Estômago defeituoso pode ser desencadeado por outros problemas médicos estomacais, diz Niosso, incluindo doença intestinal incendiária e doença celíaca. Também pode estar relacionado a outras infecções do sistema imunológico, asma, sensibilidades alimentares, abuso de medicamentos, quimioterapia ou pressão contínua.
Embora a permeabilidade intestinal, também conhecida como “intestino permeável”, seja uma condição real, ainda não é reconhecida como um diagnóstico médico, por isso não sabemos se é uma doença em si ou se contribui para outras doenças.
Os sintomas de intestino permeável, de acordo com Niosso, incluem o seguinte:
“A irritação constante desses sintomas pode levar à fadiga e irritabilidade”, diz ele. Indigestão Dor de estômago Sensação de queimação Inchaço
Naturalmente, você pode ter esses sintomas sem um intestino permeável, por isso é importante conversar com seu médico sobre o que está sentindo.
Não existe um tratamento único para intestino permeável, de acordo com Niosso, mas algumas intervenções, como:
Comer variedades de alimentos que cultivam o bem-estar do estômago. Uma dieta bem equilibrada e saudável pode ajudá-lo a ter melhores bactérias intestinais, evitando alimentos que causam irritação intestinal e ajustando aspectos da vida de alguém. Nas palavras de Niosso, a cura da saúde intestinal pode ser ajudada com exercícios, sono suficiente e redução do estresse.
Tratar o problema que está causando o intestino permeável também pode ajudar se for causado por outro problema intestinal.
Foi demonstrado que certos tratamentos para doença inflamatória intestinal, doença celíaca e outras condições ligadas à permeabilidade intestinal podem reparar o revestimento do trato intestinal naqueles que são afetados.