Ao descascar uma banana, aquelas cordas brancas que aparecem verticalmente na fruta certamente chamam a atenção de forma nada agradável. Elas pendem frouxas na polpa quando a banana está madura, mas se agarram firmemente quando está verde. De qualquer maneira, ninguém quer essas coisas por perto.
Estamos falando dos irritantes fios brancos nas bananas, tecnicamente chamados de “feixes de floema” – um nome nada apetitoso, não é?
Quem já descascou uma banana com certeza deparou com esse incômodo. Mas afinal, o que realmente sabemos sobre esses negócios?
Se “floema” lhe soa familiar, provavelmente é porque você aprendeu sobre floema e xilema nas aulas de biologia vegetal do colégio. Esses termos descrevem os complexos tecidos que transportam alimentos e água nas plantas, fornecendo os nutrientes, minerais e água necessários para seu crescimento.
Então, essencialmente, essas cordas horrendas distribuem nutrientes para cima e para baixo na banana à medida que ela se desenvolve, permitindo que desfrutemos das deliciosas bananas que tanto amamos.
Algumas pessoas odeiam tanto os feixes de floema que criaram blogs dedicados ao assunto. Muitos de nós simplesmente os aceitamos como mais um incômodo cotidiano. Mas será que precisamos saber mais sobre eles? Só um especialista em bananas poderia nos esclarecer.
De acordo com Nicholas D. Gillitt, Ph.D. em química física/inorgânica e vice-presidente de pesquisa em nutrição, embora não tenham testado especificamente os feixes de floema, é provável que haja diferença no valor nutricional deles em relação ao resto da polpa comestível da banana, devido à composição e função específica desses feixes. No entanto, como estão presentes em pequenas quantidades, a menos que você coma muitos deles separadamente, não devem impactar o perfil nutricional geral da fruta.
Gillitt afirma que, como parte da banana, os feixes de floema são seguros para consumo, embora sua palatabilidade seja questionável. Ele diz que todas as partes das frutas são saudáveis, assim como comemos cascas de maçãs e peras.
Sobre o incômodo que podem causar, Gillitt relata que a Dole não recebeu reclamações significativas dos consumidores a respeito dos feixes de floema. Em seus vários estudos clínicos com centenas de participantes consumindo grandes quantidades de bananas, nunca ouviu ninguém se queixar desses fios.
Gillitt explica que é possível desenvolver bananas sem feixes de floema, mas como eles são necessários para distribuir adequadamente os nutrientes pela planta e não parecem incomodar tanto, não vê razão para investir nesse desenvolvimento. Os recursos de pesquisa seriam melhor aplicados no desenvolvimento de variedades resistentes a doenças ou com mais nutrientes.
Então, por mais estranhos e desagradáveis que possam parecer, os feixes de floema têm sua importante função nas bananas que tanto apreciamos. A menos que realmente lhe incomodem, não há necessidade de se preocupar com eles – apenas remova-os se desejar.